Notícias

EMEF Maurício Goulart recebe 1ª Reunião Pedagógica Integrada da Infância Paulistana

Debate sobre concepções de infâncias e projetos ofertados à comunidade nas diferentes etapas e modalidades de ensino

Publicado em: 04/09/2018 13h25 | Atualizado em: 30/11/2020

principal_goulart_dreg_740X430.jpg

Ocorreu no dia 18 de agosto, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maurício Goulart, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, a 1ª Reunião Pedagógica Integrada da Infância Paulistana.

O evento foi planejado e organizado em parceria entre as seguintes Unidades Educacionais: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maurício Goulart, EMEF Vladimir Herzog, Centros de Educação Infantil (CEIs) Frei Tito de Alencar, Maria Augusta de Paula e Marília de Dirceu e Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Adoniran Barbosa. Também participaram o Conselho Tutelar Cidade Tiradentes I e o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Novo Amanhecer.

Participaram dessa ação formativa integrada aproximadamente 200 pessoas, entre educadores, gestores e Auxiliares Técnicos de Educação (ATEs). “Esse encontro surgiu da necessidade de unir o território para discutir sobre concepções de infâncias e os projetos ofertados à comunidade nas diferentes etapas e modalidades de ensino”, diz Ester Marques de Paula Dionísio, Diretora da DIPED.

A reunião teve, entre seus objetivos, o de promover reflexão sobre o percurso de desenvolvimento de culturas infantis e de aprendizagem do bebê e da criança, considerando o desenvolvimento integral na perspectiva do Currículo Integrador. Além disso, o encontro propôs a análise da transição da criança entre os níveis da Educação Básica, à luz das reflexões sobre o percurso de desenvolvimento e aprendizagem e a ressignificação do conceito de acolhimento e adaptação a partir de discussões e ações.

O evento foi iniciado com uma mesa de debate composta por Lucimeire Cabral de Santana, Diretora Regional de Educação de Guaianases e Arnaldo Alves da Silva, Supervisor da DRE Guaianases.

As intervenções culturais foram realizadas pelo Poeta Seu Zé, com declamação de poesias, e por Diego Alves Rodrigues, Professor de Língua Inglesa e Rafhaela Cristina Cipriano Almeida dos Santos, Auxiliar Técnico de Educação, ambos da EMEF Vladimir Herzog, com a apresentação de músicas ao vivo.

Em seguida, Erika Mariano Guerra Rios, Supervisora da DRE Itaquera, Maria Anderlina Antonio, Diretora da EMEF Maurício Goulart, e Dênis Papler, do Instituto Alana, compartilharam experiências com o público sobre fundamentos teóricos. Foram citados os percursos de formação, acompanhamento e currículo (eixos do trabalho SME/DRE/UEs) das infâncias à luz dos relatos de experiências apresentados na mesa. Além disso, foi ressaltado o quanto são necessárias discussões e reflexões na transposição didática, para que elas repercutam nas práticas.

Clique aqui para ver algumas fotos do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212