Notícias
EMEF Maurício Goulart recebe 1ª Reunião Pedagógica Integrada da Infância Paulistana
Debate sobre concepções de infâncias e projetos ofertados à comunidade nas diferentes etapas e modalidades de ensino
Publicado em: 04/09/2018 13h25 | Atualizado em: 30/11/2020Ocorreu no dia 18 de agosto, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maurício Goulart, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, a 1ª Reunião Pedagógica Integrada da Infância Paulistana.
O evento foi planejado e organizado em parceria entre as seguintes Unidades Educacionais: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maurício Goulart, EMEF Vladimir Herzog, Centros de Educação Infantil (CEIs) Frei Tito de Alencar, Maria Augusta de Paula e Marília de Dirceu e Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Adoniran Barbosa. Também participaram o Conselho Tutelar Cidade Tiradentes I e o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Novo Amanhecer.
Participaram dessa ação formativa integrada aproximadamente 200 pessoas, entre educadores, gestores e Auxiliares Técnicos de Educação (ATEs). “Esse encontro surgiu da necessidade de unir o território para discutir sobre concepções de infâncias e os projetos ofertados à comunidade nas diferentes etapas e modalidades de ensino”, diz Ester Marques de Paula Dionísio, Diretora da DIPED.
A reunião teve, entre seus objetivos, o de promover reflexão sobre o percurso de desenvolvimento de culturas infantis e de aprendizagem do bebê e da criança, considerando o desenvolvimento integral na perspectiva do Currículo Integrador. Além disso, o encontro propôs a análise da transição da criança entre os níveis da Educação Básica, à luz das reflexões sobre o percurso de desenvolvimento e aprendizagem e a ressignificação do conceito de acolhimento e adaptação a partir de discussões e ações.
O evento foi iniciado com uma mesa de debate composta por Lucimeire Cabral de Santana, Diretora Regional de Educação de Guaianases e Arnaldo Alves da Silva, Supervisor da DRE Guaianases.
As intervenções culturais foram realizadas pelo Poeta Seu Zé, com declamação de poesias, e por Diego Alves Rodrigues, Professor de Língua Inglesa e Rafhaela Cristina Cipriano Almeida dos Santos, Auxiliar Técnico de Educação, ambos da EMEF Vladimir Herzog, com a apresentação de músicas ao vivo.
Em seguida, Erika Mariano Guerra Rios, Supervisora da DRE Itaquera, Maria Anderlina Antonio, Diretora da EMEF Maurício Goulart, e Dênis Papler, do Instituto Alana, compartilharam experiências com o público sobre fundamentos teóricos. Foram citados os percursos de formação, acompanhamento e currículo (eixos do trabalho SME/DRE/UEs) das infâncias à luz dos relatos de experiências apresentados na mesa. Além disso, foi ressaltado o quanto são necessárias discussões e reflexões na transposição didática, para que elas repercutam nas práticas.
Clique aqui para ver algumas fotos do evento.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede UniCEU: confira a programação do mês de outubro
Secretaria Municipal de Educação
SME e Sociedade Vegetariana Brasileira promovem curso sobre cardápio escolar sustentável
Secretaria Municipal de Educação
SME disponibiliza ingressos para shows de Lenine, Ana Carolina e Diogo Nogueira
Secretaria Municipal de Educação
Congresso da Rede Municipal começa nesta quarta com debates, oficinas e rodas de conversa com referências da Educação
Educação de Jovens e Adultos
Último dia da 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP
Secretaria Municipal de Educação
Módulo II do curso “Suporte Didático em Língua Italiana” está com inscrições abertas
Relacionadas

Rede UniCEU: confira a programação do mês de outubro
Publicado em: 03/10/2023 3h37 - em Secretaria Municipal de Educação

SME e Sociedade Vegetariana Brasileira promovem curso sobre cardápio escolar sustentável
Publicado em: 03/10/2023 3h37 - em Secretaria Municipal de Educação

SME disponibiliza ingressos para shows de Lenine, Ana Carolina e Diogo Nogueira
Publicado em: 03/10/2023 1h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Congresso da Rede Municipal começa nesta quarta com debates, oficinas e rodas de conversa com referências da Educação
Publicado em: 03/10/2023 11h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Último dia da 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP
Publicado em: 29/09/2023 5h54 - em Educação de Jovens e Adultos