Notícias

EMEF Mauricio Goulart promove “Encontro Cultural”

Atividade contou com a participação de convidados de diversas áreas do conhecimento

Publicado em: 15/12/2017 15h57 | Atualizado em: 30/11/2020

enc_cultural_740_X_430.jpg

De 13 a 17 de novembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maurício Goulart, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, realizou o “Encontro Cultural”. A iniciativa promoveu uma semana de atividades envolvendo convidados de várias áreas do conhecimento.

O evento teve como objetivo a aproximação da comunidade escolar a ações positivas e atuações reais no mundo da cultura, música, arte e literatura. A ideia surgiu a partir da observação dos Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSLs), Ailda Marcia Pereira Oliveira e Raphael Johnny dos Santos, de que o bairro de Cidade Tiradentes, onde a escola está localizada, possui muitos coletivos e grupos culturais que se apresentam em espaços diversos, mas que muitos alunos nunca tiveram contato com essas manifestações.

“Inicialmente, a proposta era realizar um grande encontro literário com saraus, mediações de leituras, relatos, oficinas e palestras. Mas, a partir das conversas com o grupo de professores da escola, percebeu-se a necessidade de incluir outras manifestações culturais e artísticas, como música, teatro, cinema e artes visuais”, explica Ailda.

Todos os profissionais da Unidade se envolveram na organização do encontro. Comissões foram criadas para organizar a logística de quatro dias de palestras, oficinas e exposições: transporte e recepção dos convidados, decoração dos ambientes, inscrições para as oficinas, organização das palestras, registro fotográfico, entre outras frentes.

Além de contar com a participação de artistas da região, os participantes também tiveram a honra de interagir com escritores famosos como Daniel Munduruku, Ilan Brenmam e Ricardo Azevedo.

O professor Raphael comemora o sucesso do evento. “Foi uma semana intensa, que possibilitou fazer da escola um espaço público de reflexões e debates, usando cultura e literatura como suporte para argumentar e agir no nosso contexto diário”, declara.

Clique aqui para ver uma galeria de fotos do encontro.

Veja aqui a programação completa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ilustração de uma jovem negra que é personagem da Revista Jovenilda e sua turma
fotos dos itens que compõe o uniforme das escolas da prefeitura de São Paulo
Fachada de uma Escola Tecnica Estadual - Etec

Aluno da EMEF Coelho Neto conquista primeiro lugar em curso da ETEC São Mateus

Publicado em: 27/01/2023 11h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de crianças da Emebs Lucie Bray fazendo pintura em plástico transparente. Uma professora os auxilia
fotografia de auditório com aReunião De Planejamento

SME promove Organização Pedagógica de 2023

Publicado em: 24/01/2023 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.310