Notícias

EMEF Mauricio Goulart promove “Encontro Cultural”

Atividade contou com a participação de convidados de diversas áreas do conhecimento

Publicado em: 15/12/2017 15h57 | Atualizado em: 30/11/2020

enc_cultural_740_X_430.jpg

De 13 a 17 de novembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maurício Goulart, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, realizou o “Encontro Cultural”. A iniciativa promoveu uma semana de atividades envolvendo convidados de várias áreas do conhecimento.

O evento teve como objetivo a aproximação da comunidade escolar a ações positivas e atuações reais no mundo da cultura, música, arte e literatura. A ideia surgiu a partir da observação dos Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSLs), Ailda Marcia Pereira Oliveira e Raphael Johnny dos Santos, de que o bairro de Cidade Tiradentes, onde a escola está localizada, possui muitos coletivos e grupos culturais que se apresentam em espaços diversos, mas que muitos alunos nunca tiveram contato com essas manifestações.

“Inicialmente, a proposta era realizar um grande encontro literário com saraus, mediações de leituras, relatos, oficinas e palestras. Mas, a partir das conversas com o grupo de professores da escola, percebeu-se a necessidade de incluir outras manifestações culturais e artísticas, como música, teatro, cinema e artes visuais”, explica Ailda.

Todos os profissionais da Unidade se envolveram na organização do encontro. Comissões foram criadas para organizar a logística de quatro dias de palestras, oficinas e exposições: transporte e recepção dos convidados, decoração dos ambientes, inscrições para as oficinas, organização das palestras, registro fotográfico, entre outras frentes.

Além de contar com a participação de artistas da região, os participantes também tiveram a honra de interagir com escritores famosos como Daniel Munduruku, Ilan Brenmam e Ricardo Azevedo.

O professor Raphael comemora o sucesso do evento. “Foi uma semana intensa, que possibilitou fazer da escola um espaço público de reflexões e debates, usando cultura e literatura como suporte para argumentar e agir no nosso contexto diário”, declara.

Clique aqui para ver uma galeria de fotos do encontro.

Veja aqui a programação completa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um bebê e uma professora.
Fotografia de pessoas sentadas ao palco. Ao fundo, uma projeção no telão com o texto

Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão

Publicado em: 29/05/2026 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com os ganhadores do prêmio Cidades Educadoras 2026.
Fotografia de uma professora a frente dos seus alunos na sala de aula. Eles usam uniforme escolar da Prefeitura de São Paulo.

São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores

Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um auditório durante uma formação profissional. Em primeiro plano, uma mulher está em pé sobre o palco de madeira, de costas para a câmera, conduzindo a atividade. À sua frente, dezenas de participantes ocupam as poltronas vermelhas do auditório, acompanhando atentamente a apresentação. A maioria dos presentes veste uniformes de trabalho nas cores cinza e laranja, enquanto outros utilizam roupas casuais. O ambiente possui iluminação direcionada para o palco e arquibancadas em diferentes níveis, criando um cenário de encontro formativo e troca de conhecimentos entre os profissionais.

SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar

Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.666