Notícias

EMEF lança livro de poesias de autoria dos alunos

O objetivo é de promover o protagonismo e incentivá-los a escrever

Publicado em: 11/03/2016 9h31 | Atualizado em: 30/11/2020
01_poesias_de_autoria_dos_alunos_740_x_430.jpg

No dia 25 de fevereiro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cláudio Manoel da Costa da Diretoria Regional de Educação (DRE) de São Mateus lançou o primeiro livro de poesias intitulado “Poesia de batalha ou Achados Poéticos Inesperados”, escrito por um grupo de alunos da unidade. O objetivo foi de promover a autoria e o protagonismo do aluno, além de incentivá-los a escrever.

A publicação do livro surgiu da parceria com o grupo Slam que promove a “Batalha de poesias” na Zona Leste de São Paulo. O grupo em conjunto com a equipe escolar decidiu levar a Batalha para dentro da escola e assim promover a poesia para os alunos.

“Com essa Batalha os alunos notaram que eles tinham a capacidade de criar. O que fizemos foi ajudá-los a estruturar seus textos”, declarou Ricardo Nakanishi, Professor Orientador de Informática Educativa (POIE), um dos idealizadores do projeto.

Integrando a comunidade escolar – Além da autoria de poemas criados pelos alunos do 4º ao 9º ano para a Batalha, a funcionária da empresa terceirizada de limpeza da escola, Sabrina Crepaldi da Costa também elaborou um poema. O POIE Ricardo comentou a importância de envolver a todos, “para nós é importante ressaltar, que o projeto com a poesia resultou em uma ampla participação, quebrando preconceitos e colocando todos os funcionários como educadores”, completou.

Com essas criações a equipe escolar decidiu publicar a obra. O livro foi distribuído para cada colaborador, para representantes da DRE São Mateus e foi disponibilizado na sala de leitura da escola.

Para a comemoração do lançamento foram realizadas apresentações culturais para os alunos e comunidade local. O grupo de teatro “Arrebol” da EMEF Cláudio Manoel da Costa também se apresentou com a peça “Baobá”. Além disso, ocorreu uma leitura de algumas poesias do livro escritas pelos alunos.

O evento contou com a participação do professor universitário e cantor de rap Toni Cross, dos DJs Beto Premier e Wagner Campos, de Renato Gama da Inhocuné Soul, de Cristina Assunção do Projeto Slam de Poesias e do educador e escritor Paulo Rafael. No dia também esteve presente a diretora da DRE São Mateus, Claudete Vieira da Silva.

Veja a galeria de fotos do evento clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Três imagens com colmeias de abelhas

Meliponário na EMEI Pedro de Toledo leva educação ambiental para as crianças

Publicado em: 24/10/2025 6h09 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Fotografia dos estudantes Joanna Santos da Silva e Yuri Monteiro da Silva no aeroporto segurando a bandeira do Estado de São Paulo.

Estudantes da Rede Municipal representam São Paulo na Conferência Nacional do Meio Ambiente

Publicado em: 24/10/2025 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

 Saeb (1)
Foto com foco seletivo de uma pessoa segurando um livro.

CEU Sapopemba recebe formação sobre prevenção e proteção escolar

Publicado em: 23/10/2025 3h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de finalistas do Prêmio Educação Direitos Humanos
«1 2 3 1.590