Notícias

EMEF José de Alcântara reinaugura Memorial Pankararu

Espaço fortalece as relações dos alunos com as comunidades indígenas

Publicado em: 04/09/2018 16h26 | Atualizado em: 30/11/2020

EMEF_Jose_Alcantara_reinaugura_memorial_Pankararu_740_x_430.jpg

Em 2015, Leno Vidal, professor de Artes da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) José de Alcântara Machado, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã, criou o projeto “Eu venho do mundo: Raízes Pankararu”.

O projeto consiste em manter um memorial que traz de volta e fortalece as tradições da comunidade indígena Pankararu. A ideia do memorial surgiu pois na comunidade do Real Parque, localizada a alguns quilômetros da EMEF José de Alcântara, habitam cerca de 500 descendentes da nação Pankararu e muitos desses são alunos da escola.

“Neste ano, o memorial foi reinaugurado em um novo espaço dentro da escola, onde as práticas das aulas com o currículo étnico-racial indígena, entrecruzado com o ensino de artes, ocorrem por meio de uma pedagogia de descolonização do currículo”, afirma Leno.

O Memorial Pankararu atuará como uma das sedes do projeto da Secretaria Municipal de Educação (SME) “Agosto Indígena”. O espaço é aberto a visitas mediante agendamento prévio com a escola. No Memorial é possível ter contato com diversos artefatos da cultura indígena, em acervos que contam com máscaras de palha de croá, utensílios e pratos de barro, cachimbos indígenas, instrumentos musicais, cocares, pulseiras e instrumentos de caça como arcos e flechas.

Leno Vidal foi premiado em primeiro lugar no Prêmio Professor em Destaque 2016, além de ser convidado para o evento internacional “Educação 360”, no Rio de Janeiro e para a maior feira literária da zona sul de São Paulo, “III FELIZES”.

Confira a galeria de fotos do memorial.

Serviço

Memorial Pankaruru
Visitas mediante agendamento prévio
Local: EMEF José de Alcântara
Endereço: Rua Mattia Filizzola, 76, Real Parque
Telefone: 3759-1290

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Logomarca da Olimpiadas Site

Olimpíadas Estudantis e InterCEUs estão com inscrições abertas

Publicado em: 16/08/2022 3h07 - em CEU e COCEU

Grupo de crianças andando com suas motocas no centro de São Paulo. As crianças usam coletes verdes. A frente do grupo a professora conversa com elas e movimenta as mãos como se fosse bater palmas. Ao redor do grupo há trabalhadores e pedestres que caminham pelo local.

Estudantes da Rede Municipal de 4 e 5 anos exploram o centro de São Paulo com suas motocas

Publicado em: 16/08/2022 1h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de Educação Infantil sentada no chão. Ela está contando uma história para as crianças pequenas que estão sentadas ao seu redor, as crianças olham para sua mão gesticulando no ar acima da sua cabeça.

SME convoca mais 353 profissionais da educação

Publicado em: 16/08/2022 12h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Ensino Médio Foto

Ensino Médio na Rede Municipal de São Paulo está com inscrições abertas

Publicado em: 12/08/2022 5h47 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora com crianças de educação Infantil
1 2 3 1.262