Notícias

EMEF José de Alcântara reinaugura Memorial Pankararu

Espaço fortalece as relações dos alunos com as comunidades indígenas

Publicado em: 04/09/2018 16h26 | Atualizado em: 30/11/2020

EMEF_Jose_Alcantara_reinaugura_memorial_Pankararu_740_x_430.jpg

Em 2015, Leno Vidal, professor de Artes da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) José de Alcântara Machado, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã, criou o projeto “Eu venho do mundo: Raízes Pankararu”.

O projeto consiste em manter um memorial que traz de volta e fortalece as tradições da comunidade indígena Pankararu. A ideia do memorial surgiu pois na comunidade do Real Parque, localizada a alguns quilômetros da EMEF José de Alcântara, habitam cerca de 500 descendentes da nação Pankararu e muitos desses são alunos da escola.

“Neste ano, o memorial foi reinaugurado em um novo espaço dentro da escola, onde as práticas das aulas com o currículo étnico-racial indígena, entrecruzado com o ensino de artes, ocorrem por meio de uma pedagogia de descolonização do currículo”, afirma Leno.

O Memorial Pankararu atuará como uma das sedes do projeto da Secretaria Municipal de Educação (SME) “Agosto Indígena”. O espaço é aberto a visitas mediante agendamento prévio com a escola. No Memorial é possível ter contato com diversos artefatos da cultura indígena, em acervos que contam com máscaras de palha de croá, utensílios e pratos de barro, cachimbos indígenas, instrumentos musicais, cocares, pulseiras e instrumentos de caça como arcos e flechas.

Leno Vidal foi premiado em primeiro lugar no Prêmio Professor em Destaque 2016, além de ser convidado para o evento internacional “Educação 360”, no Rio de Janeiro e para a maior feira literária da zona sul de São Paulo, “III FELIZES”.

Confira a galeria de fotos do memorial.

Serviço

Memorial Pankaruru
Visitas mediante agendamento prévio
Local: EMEF José de Alcântara
Endereço: Rua Mattia Filizzola, 76, Real Parque
Telefone: 3759-1290

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.197