Notícias
EMEF João Amos Comenius promove palestra sobre a Cultura Afro e a Diversidade
O evento contou com a participação de mestres e jornalistas.
Publicado em: 10/11/2017 16h15 | Atualizado em: 30/11/2020No dia 07 de novembro, aconteceu no auditório do Centro de Educação Unificado (CEU) Paz, a palestra “Cultura Afro e a Diversidade”, organizada pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Amos Comenius, da Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia (DRE FB).
O encontro marcou o encerramento do projeto “Cultura Afro e Diversidade” desenvolvido na unidade escolar durante esse ano, com o objetivo de conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre questões relacionadas à cultura afrodescendente e sua contribuição para a sociedade, bem como favorecer o diálogo, respeito às diversidades culturais, religiosas, quebrando paradigmas e estereótipos socialmente estabelecidos, além de promover o combate ao racismo.
Os temas tratados foram: A escravidão no Brasil; As formas de resistência individuais e coletivas (quilombos, revoltas, capoeira, religiosidades; O legado (O que é ser negro no Brasil); Contribuições culturais como arte, religião, literatura, biografias, personagens ilustres, gastronomia, músicas e idiomas).
O evento de encerramento no CEU PAZ, contou com a participação dos palestrantes: Pedro
Borges (Jornalista formado pela UNIESP e co-fundador do Portal Mídia Negra Alma Preta), Luiz Fernando Franco (Graduado em História pela PUC-SP e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo), Akins Kinte (Poeta e Arte Educador na Fundação Casa) e Marcos Vinicius de Lima (Biólogo formado pela UNG, professor da Rede Municipal de São Paulo).
Ao final da palestra, os alunos puderam dialogar com os palestrantes, trocar experiências e vivências significativas.
Notícias Mais Recentes
Núcleo Técnico de Currículo
Secretaria Municipal de Educação realiza live sobre segurança na internet no Dia da Internet Segura
Secretaria Municipal de Educação
SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação promove reunião sobre o orçamento de 2025
Secretaria Municipal de Educação
Vestibular em polos da UniCEU estão com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
SME orienta famílias de estudantes matriculados em unidades municipalizadas
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação libera novo lote de créditos para material e uniforme para os estudantes das escolas municipalizadas
Relacionadas
![Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/22704_tb.jpg)
Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral
Publicado em: 18/12/2015 3h27 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
![Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/22627_tb.jpg)
Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo
Publicado em: 18/12/2015 3h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
![Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/22573_tb.jpg)
Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME
Publicado em: 18/12/2015 3h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
![Compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/22559_tb-1.jpg)
Compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas
Publicado em: 18/12/2015 3h12 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
![Arte e emoção marcam comemoração dos 10 anos da Imprensa Jovem](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/23890_tb.jpg)
Arte e emoção marcam comemoração dos 10 anos da Imprensa Jovem
Publicado em: 18/12/2015 2h37 - em Programas e Projetos