Notícias

EMEF João Amos Comenius promove palestra sobre a Cultura Afro e a Diversidade

O evento contou com a participação de mestres e jornalistas.

Publicado em: 10/11/2017 16h15 | Atualizado em: 30/11/2020

DREFREGUESIA2 740x430.jpg

No dia 07 de novembro, aconteceu no auditório do Centro de Educação Unificado (CEU) Paz, a palestra “Cultura Afro e a Diversidade”, organizada pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Amos Comenius, da Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia (DRE FB).

O encontro marcou o encerramento do projeto “Cultura Afro e Diversidade” desenvolvido na unidade escolar durante esse ano, com o objetivo de conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre questões relacionadas à cultura afrodescendente e sua contribuição para a sociedade, bem como favorecer o diálogo, respeito às diversidades culturais, religiosas, quebrando paradigmas e estereótipos socialmente estabelecidos, além de promover o combate ao racismo.

Os temas tratados foram: A escravidão no Brasil; As formas de resistência individuais e coletivas (quilombos, revoltas, capoeira, religiosidades; O legado (O que é ser negro no Brasil); Contribuições culturais como arte, religião, literatura, biografias, personagens ilustres, gastronomia, músicas e idiomas).

O evento de encerramento no CEU PAZ, contou com a participação dos palestrantes: Pedro
Borges (Jornalista formado pela UNIESP e co-fundador do Portal Mídia Negra Alma Preta), Luiz Fernando Franco (Graduado em História pela PUC-SP e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo), Akins Kinte (Poeta e Arte Educador na Fundação Casa) e Marcos Vinicius de Lima (Biólogo formado pela UNG, professor da Rede Municipal de São Paulo).

Ao final da palestra, os alunos puderam dialogar com os palestrantes, trocar experiências e vivências significativas.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212