Notícias
EMEF Jardim Fontalis produz conteúdo jornalístico sobre a Copa do Mundo
Educação Física, Geografia e Informática Educativa são os pilares centrais das atividades do projeto
Publicado em: 03/07/2018 16h31 | Atualizado em: 30/11/2020Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jardim Fontalis, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, produzem cartazes e programas jornalísticos sobre os jogos da Copa do Mundo 2018. Educação Física, Geografia e Informática Educativa são os pilares centrais das atividades do projeto.
As ações do Projeto Copa do Mundo na EMEF Jardim Fontalis iniciaram em maio e envolvem os estudantes dos ciclos interdisciplinar e autoral, destacando a integração entre os componentes curriculares de Educação Física, com as professoras Nathalia Chaves Gomes, Suellen Jéssica e Carol Guedes, Informática Educativa, com o Professor Hervy Vicente da Silva e o Projeto Imprensa Jovem, com os Professores Valdimir Pinheiro e, também, Hervy.
Nas aulas de Informática Educativa, os estudantes dos 4º, 5º e 6º anos produziram cartazes digitais para serem veiculados nas mídias sociais da escola, enquanto os dos 6º e 7º anos produziram cartazes para serem afixados nas paredes da EMEF. Informações socioculturais dos países e curiosidades sobre a Copa foram adicionadas ao material. Uma competição de futebol foi desenvolvida com alunos dos 5º e 6º anos, com equipes masculinas e femininas e, em uma ação coletiva, estudantes, professores e equipe de gestão também fizeram a revitalização da quadra poliesportiva. Pisos e paredes foram pintados com marcações das diversas modalidades olímpicas.
Com os adolescentes dos 8º e 9º anos e participantes do Projeto de Imprensa Jovem, foram produzidos pequenos noticiários em vídeo sobre as rodadas da Copa do Mundo, em formato de mesa redonda e boletins diários. Os estudantes tiveram espaço aberto para fazer comentários sobre as disputas e dar palpites sobre os jogos.
O professor de Informática Educativa, Hervy da Silva, conta que o conjunto de atividades desenvolvidas em torno da Copa do Mundo está ampliando a bagagem sociocultural dos estudantes e estimulando um pensamento mais complexo sobre a diversidade mundial. Ele cita como exemplo a análise social feita entre os países Islândia e Nigéria. Os estudantes perceberam que, no primeiro país, 99% da população é alfabetizada, enquanto, no segundo, apenas 60% lê e escreve.
Para ter acesso a mais atividades desenvolvidas na EMEF Jardim Fontalis, acesse este link.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Espaço Aquático do CEU Paraisópolis é entregue revitalizado com investimento superior a R$ 14 milhões
Secretaria Municipal de Educação
Prefeituras de SP e Copenhague buscam solução que diminua a temperatura das salas de aula paulistanas
Secretaria Municipal de Educação
SME publica plano de reposição de conteúdo para estudantes da Rede Municipal
Academia Estudantil de Letras
SME promove curso para Gestão, Articulação e Acompanhamento do projeto AEL
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para cursos de qualificação profissional no CEU Jaçanã
Secretaria Municipal de Educação
Alunos faltam menos às aulas nas escolas públicas da Prefeitura de SP
Relacionadas

Atendimento Educacional Especializado nas Unidades participantes do São Paulo Integral
Publicado em: 02/02/2016 3h39 - em Educação Especial

SME divulga a classificação prévia e análises de recursos
Publicado em: 02/02/2016 11h26 - em Educadores

Currículo Integrador da Infância Paulistana
Publicado em: 01/02/2016 4h55 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Segundo dia da Reunião de Organização de 2016 – DRE Butantã
Publicado em: 01/02/2016 3h42 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Súmula de escolha de vagas
Publicado em: 01/02/2016 2h48 - em Secretaria Municipal de Educação