Notícias
EMEF Jardim Fontalis produz conteúdo jornalístico sobre a Copa do Mundo
Educação Física, Geografia e Informática Educativa são os pilares centrais das atividades do projeto
Publicado em: 03/07/2018 16h31 | Atualizado em: 30/11/2020Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jardim Fontalis, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, produzem cartazes e programas jornalísticos sobre os jogos da Copa do Mundo 2018. Educação Física, Geografia e Informática Educativa são os pilares centrais das atividades do projeto.
As ações do Projeto Copa do Mundo na EMEF Jardim Fontalis iniciaram em maio e envolvem os estudantes dos ciclos interdisciplinar e autoral, destacando a integração entre os componentes curriculares de Educação Física, com as professoras Nathalia Chaves Gomes, Suellen Jéssica e Carol Guedes, Informática Educativa, com o Professor Hervy Vicente da Silva e o Projeto Imprensa Jovem, com os Professores Valdimir Pinheiro e, também, Hervy.
Nas aulas de Informática Educativa, os estudantes dos 4º, 5º e 6º anos produziram cartazes digitais para serem veiculados nas mídias sociais da escola, enquanto os dos 6º e 7º anos produziram cartazes para serem afixados nas paredes da EMEF. Informações socioculturais dos países e curiosidades sobre a Copa foram adicionadas ao material. Uma competição de futebol foi desenvolvida com alunos dos 5º e 6º anos, com equipes masculinas e femininas e, em uma ação coletiva, estudantes, professores e equipe de gestão também fizeram a revitalização da quadra poliesportiva. Pisos e paredes foram pintados com marcações das diversas modalidades olímpicas.
Com os adolescentes dos 8º e 9º anos e participantes do Projeto de Imprensa Jovem, foram produzidos pequenos noticiários em vídeo sobre as rodadas da Copa do Mundo, em formato de mesa redonda e boletins diários. Os estudantes tiveram espaço aberto para fazer comentários sobre as disputas e dar palpites sobre os jogos.
O professor de Informática Educativa, Hervy da Silva, conta que o conjunto de atividades desenvolvidas em torno da Copa do Mundo está ampliando a bagagem sociocultural dos estudantes e estimulando um pensamento mais complexo sobre a diversidade mundial. Ele cita como exemplo a análise social feita entre os países Islândia e Nigéria. Os estudantes perceberam que, no primeiro país, 99% da população é alfabetizada, enquanto, no segundo, apenas 60% lê e escreve.
Para ter acesso a mais atividades desenvolvidas na EMEF Jardim Fontalis, acesse este link.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Fli Sampa nos CEUs: Valter Hugo Mãe e Simone Paulino participam de encontro no CEU Jambeiro na próxima sexta-feira (22)
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEF Irineu Marinho desenvolve Sequência Didática para fortalecer a Leitura e Escrita
Diretoria Regional de Educação Pirituba
EMEF Profº Gabriel Sylvestre Teixeira de Carvalho promove manhã de autógrafos com o Projeto “Estrelas Literárias”
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Programa "Café com o Prefeito” estreia valorizando a escuta de pais e educadores da Rede Municipal de Ensino
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo inicia jornada de 09h nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental dos novos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
Protagonismo estudantil marca abertura do II Festival Internacional Literário de São Paulo (Fli Sampa)
Relacionadas

Equipes dos NAAPAs se reúnem para II Ciclo de Debates
Publicado em: 20/07/2016 2h13 - em NAAPA

CEI Maria Cursi visita o Museu de Arte de São Paulo
Publicado em: 20/07/2016 2h12 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Metodologia Científica e Filosofia da Ciência – Extensões/UFABC
Publicado em: 20/07/2016 2h10 - em CEU e COCEU

DRE Capela realiza aula inaugural de curso voltado para Gestores das Unidades Educacionais
Publicado em: 20/07/2016 2h10 - em CEU e COCEU

c
Publicado em: 20/07/2016 2h09 - em Avaliação