Notícias

EMEF Jardim Fontalis produz conteúdo jornalístico sobre a Copa do Mundo

Educação Física, Geografia e Informática Educativa são os pilares centrais das atividades do projeto

Publicado em: 03/07/2018 16h31 | Atualizado em: 30/11/2020

EMEF_jardim_font_copa_740_x_430.jpg

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jardim Fontalis, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, produzem cartazes e programas jornalísticos sobre os jogos da Copa do Mundo 2018. Educação Física, Geografia e Informática Educativa são os pilares centrais das atividades do projeto.

As ações do Projeto Copa do Mundo na EMEF Jardim Fontalis iniciaram em maio e envolvem os estudantes dos ciclos interdisciplinar e autoral, destacando a integração entre os componentes curriculares de Educação Física, com as professoras Nathalia Chaves Gomes, Suellen Jéssica e Carol Guedes, Informática Educativa, com o Professor Hervy Vicente da Silva e o Projeto Imprensa Jovem, com os Professores Valdimir Pinheiro e, também, Hervy.

EMEF_jardim_font_copa_3_740_x_430.jpg

Nas aulas de Informática Educativa, os estudantes dos 4º, 5º e 6º anos produziram cartazes digitais para serem veiculados nas mídias sociais da escola, enquanto os dos 6º e 7º anos produziram cartazes para serem afixados nas paredes da EMEF. Informações socioculturais dos países e curiosidades sobre a Copa foram adicionadas ao material. Uma competição de futebol foi desenvolvida com alunos dos 5º e 6º anos, com equipes masculinas e femininas e, em uma ação coletiva, estudantes, professores e equipe de gestão também fizeram a revitalização da quadra poliesportiva. Pisos e paredes foram pintados com marcações das diversas modalidades olímpicas.

Com os adolescentes dos 8º e 9º anos e participantes do Projeto de Imprensa Jovem, foram produzidos pequenos noticiários em vídeo sobre as rodadas da Copa do Mundo, em formato de mesa redonda e boletins diários. Os estudantes tiveram espaço aberto para fazer comentários sobre as disputas e dar palpites sobre os jogos.

EMEF_jardim_font_copa_2_740_x_430.jpg

O professor de Informática Educativa, Hervy da Silva, conta que o conjunto de atividades desenvolvidas em torno da Copa do Mundo está ampliando a bagagem sociocultural dos estudantes e estimulando um pensamento mais complexo sobre a diversidade mundial. Ele cita como exemplo a análise social feita entre os países Islândia e Nigéria. Os estudantes perceberam que, no primeiro país, 99% da população é alfabetizada, enquanto, no segundo, apenas 60% lê e escreve.

Para ter acesso a mais atividades desenvolvidas na EMEF Jardim Fontalis, acesse este link.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados observando professor durante visita ao Museu Afro
Sessão Spcine Ceu Paraisópolis

CEUs recebem sessões de cinema ao ar livre com exibição de Divertida Mente 2

Publicado em: 16/05/2025 3h26 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem com uma mulher com avental azul sorrindo para a câmera enquanto segura uma forma de pão

Escolas Municipais promovem Feira do Empreendedorismo com expositores e ações de capacitação profissional

Publicado em: 15/05/2025 11h15 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Aulas De Swordplay No Ceu Casa Blanca

CEU Casa Blanca oferece aulas de Swordplay aos domingos

Publicado em: 14/05/2025 10h46 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

A imagem mostra uma plateia numerosa no auditório do teatro CEU Curuçá, de aparência moderna e escura, com iluminação suave. As pessoas estão sentadas em arquibancadas pretas, distribuídas em vários níveis. A maioria está atenta e voltada para o palco, que está fora do campo de visão, à direita da imagem. O público é diverso, composto por homens e mulheres de diferentes idades, tons de pele e estilos de roupa. O ambiente tem um clima de expectativa ou concentração.

DRE São Miguel promove evento para homenagear os estudantes destaque da OBMEP de 2024

Publicado em: 13/05/2025 6h42 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

«1 2 3 1.517