EMEF Irineu Marinho realizará 1ª Festa Literária da Academia Estudantil de Letras

Evento contará com a presença da escritora Alice Ruiz

Publicado em: 25/09/2019 15h01 | Atualizado em: 30/11/2020
festaliteraria_740x430.jpg

Inspirada em eventos nacionais, como a FLIP, de Paraty (RJ), a Academia Estudantil de Letras (AEL) Alice Ruiz, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Irineu Marinho, realizará nesta sexta-feira (27) um grande evento, a FLIAEL, que contará com apresentações de poesia, SLAM, música, dança, arte circense, conversa com autores, sarau de crianças, feira de troca de livros, participação de escolas convidadas e outras atividades de valorização da criação de memórias afetivas e fomento à literatura, um dos pilares do projeto AEL.

Planejado por Renata Suzane Costa Guerra, professora de Sala de Leitura e Coordenadora de Estudos Literários da AEL Alice Ruiz, em parceria com as professoras Rita Lemos e Viviane Paiva, o evento surgiu para a valorização da leitura.

festaliteraria1_740x430.jpg

“Desde criança, a biblioteca sempre foi meu lugar preferido na escola. Depois de adulta, continuei tendo a certeza que os livros, depois das pessoas, são o capital mais precioso de um local de aprender. Acreditamos que todos os trabalhos da escola perpassam pela afetividade, pela empatia e pelo pertencimento. A Sala de Leitura é local propício para gerar e provocar emoção. A literatura é o canal específico para isso. Também é lugar para desconstruir estigmas e se localizar no mundo, lugar de diversidade literária, multiculturalidade e interculturalidade. Tudo o que acontece entre os livros merece mais espaço e envolvimento”, destacou a educadora.

O evento, que acontecerá das 08h às 18h, é precursor e inspirador para outras academias e contará com a presença da patrona da AEL da escola, Alice Ruiz. A autora é poeta, haicaista, letrista e tradutora brasileira. Possui mais de 20 livros publicados, com poemas traduzidos e publicados em vários países.

Clique aqui e veja o convite especial, realizado pelos alunos do projeto.

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.