Notícias

EMEF Gilberto Dupas está de “Olho na COP30”

Com pesquisas sobre a COP30, mudanças climáticas e construção de mini estação meteorológica com placa de micro:bit, escola municipal trabalha diversas áreas do conhecimento de forma integrada 

Publicado em: 01/08/2025 9h02 | Atualizado em: 04/08/2025
Fotografia de um estudante e professor com o computador portátil sobre a mesa aprendendo programação em atividade relacionada a COP30.

O Brasil sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30. O evento está previsto para acontecer em novembro em Belém, capital do Pará, mas as escolas municipais da capital paulista já estão de “Olho na COP30”, como é o caso da EMEF Gilberto Dupas, da DRE Freguesia/Brasilândia, que realiza a construção de mini estação meteorológica com placas de micro:bit.

A ação integra o projeto “Olho na COP30”, uma parceria entre os Núcleos de Tecnologias Para Aprendizagem (TPA) e Educação Ambiental (NEA), ambos da Secretaria Municipal de Educação. A ideia da construção da mini estação meteorológica foi inspirada na formação para educadores chamada “Cada Bairro, Uma Temperatura”.

Dessa forma, o Professor Orientador de Educação Digital (POED),Gabriel Magno Reche Gomes Silva, e os professores de Ciências e Matemática, Amanda Coronato Ribeiro e Thiago Silva Siqueira de Faria, em parceria, desenvolvem atividades integradas durante as aulas com os estudantes dos 9ºs anos do Ensino Fundamental.

Sob a orientação da professora de Ciências, os estudantes pesquisam sobre a COP30 utilizando o Laboratório de Educação Digital (LED) e com foco nas emergências climáticas mundiais. Já com o POED, aprendem sobre programação digital e irão construir a mini estação meteorológica usando o kit micro:bit. 

A partir dessa construção e pesquisa inicial, farão a medição de temperatura e umidade dos ambientes externos e internos da escola. Com isso, os estudantes, junto ao professor de Matemática, irão trabalhar com levantamento de dados, comparação, estatística, entre outros. 

A iniciativa fortalece o protagonismo estudantil e evidencia como a tecnologia e a educação ambiental podem caminhar juntas na construção de soluções criativas e conscientes para os desafios do clima.

Conheça a página de Tecnologias Para Aprendizagem. 

Conheça mais trabalhos desenvolvidos na Rede Municipal de Educação. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Professor

Servidores da educação podem solicitar o adiantamento do 13°

Publicado em: 15/01/2026 10h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Programa Leve Leite Codae

Mudança na entrega do Leve Leite reduz em 36% as reclamações de não recebimento em São Paulo

Publicado em: 14/01/2026 3h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Kit Material E Uniforme
Maes Gae Criança Plantando Codae

Prefeitura de São Paulo abre 320 vagas para mães atuarem na Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 13/01/2026 5h38 - em Secretaria Municipal de Educação

professora em sala de aula

SME divulga classificação prévia dos professores inscritos para contratação temporária

Publicado em: 12/01/2026 4h05 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.616