Notícias

EMEF General Paulo Carneiro recebe escritor Rodrigo Ciríaco

Apresentação do escritor contou com a participação do Coletivo VOPO

Publicado em: 09/03/2018 10h22 | Atualizado em: 30/11/2020

vopo1.jpg

No dia 1º de março, estudantes e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Gal. Paulo Carneiro Thomaz Alves, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, tiveram a oportunidade de participar do espetáculo “Sarauzim”, de Rodrigo Ciríaco. O escritor, que já publicou os livros “Te Pego Lá Fora”, “100 Mágoas” e “Vendo Pó…esia”, é considerado um dos principais nomes da literatura marginal-periférica da atualidade.

Para a apresentação contemplar um maior número de pessoas, ela ocorreu no auditório do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Cidade Nova, no Pq. Vila Maria, bairro onde também está localizada a EMEF Paulo Carneiro. A ação contou com a participação do coletivo Sarau dos Mesquiteiros – uma intervenção poética-literária na qual o público é também protagonista e interage fazendo leituras, apresentações de poemas e histórias. O ritmo do evento casou com ações que já ocorrem na EMEF com o coletivo VOPO (Vozes Poéticas), formado por alunos e educadores.

vopo2.jpg

O coletivo VOPO foi criado em 2014 e é liderado pelo Professor de História Felipe Yanez, que há seis anos leciona na unidade, e pela professora de Arte Mariana Teixeira. O professor conta que o grupo foi fundado pela iniciativa dos próprios alunos, como desdobramento de um dos projetos de expansão de jornada, sobre cultura latino-americana. Lá, as poesias em espanhol apresentadas serviram de inspiração para que eles iniciassem a escrita de seus próprios textos. Atualmente, o coletivo já possui a participação de cerca de 50 estudantes. O professor Felipe conta que o trabalho do VOPO é muito inspirado no trabalho de Ciríaco, que foi um dos pioneiros a organizar jovens periféricos para declamar poesias.

Durante o sarau aconteceu sorteio de livros, performances musicais de funk, rap e violinos, apresentação musical de aluno com deficiência, protesto contra a reintegração de posse da Ocupação Douglas Rodrigues, além de muita poesia.

A apresentação de Ciríaco conta com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAc, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e tem percorrido diversas escolas públicas de São Paulo. No dia 27 de fevereiro, ele esteve na EMEF Pedro Teixeira, na região de São Miguel.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
1 2 3 1.299