EMEF General Paulo Carneiro recebe escritor Rodrigo Ciríaco

Apresentação do escritor contou com a participação do Coletivo VOPO

Publicado em: 09/03/2018 10h22 | Atualizado em: 30/11/2020

vopo1.jpg

No dia 1º de março, estudantes e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Gal. Paulo Carneiro Thomaz Alves, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, tiveram a oportunidade de participar do espetáculo “Sarauzim”, de Rodrigo Ciríaco. O escritor, que já publicou os livros “Te Pego Lá Fora”, “100 Mágoas” e “Vendo Pó…esia”, é considerado um dos principais nomes da literatura marginal-periférica da atualidade.

Para a apresentação contemplar um maior número de pessoas, ela ocorreu no auditório do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Cidade Nova, no Pq. Vila Maria, bairro onde também está localizada a EMEF Paulo Carneiro. A ação contou com a participação do coletivo Sarau dos Mesquiteiros – uma intervenção poética-literária na qual o público é também protagonista e interage fazendo leituras, apresentações de poemas e histórias. O ritmo do evento casou com ações que já ocorrem na EMEF com o coletivo VOPO (Vozes Poéticas), formado por alunos e educadores.

vopo2.jpg

O coletivo VOPO foi criado em 2014 e é liderado pelo Professor de História Felipe Yanez, que há seis anos leciona na unidade, e pela professora de Arte Mariana Teixeira. O professor conta que o grupo foi fundado pela iniciativa dos próprios alunos, como desdobramento de um dos projetos de expansão de jornada, sobre cultura latino-americana. Lá, as poesias em espanhol apresentadas serviram de inspiração para que eles iniciassem a escrita de seus próprios textos. Atualmente, o coletivo já possui a participação de cerca de 50 estudantes. O professor Felipe conta que o trabalho do VOPO é muito inspirado no trabalho de Ciríaco, que foi um dos pioneiros a organizar jovens periféricos para declamar poesias.

Durante o sarau aconteceu sorteio de livros, performances musicais de funk, rap e violinos, apresentação musical de aluno com deficiência, protesto contra a reintegração de posse da Ocupação Douglas Rodrigues, além de muita poesia.

A apresentação de Ciríaco conta com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAc, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e tem percorrido diversas escolas públicas de São Paulo. No dia 27 de fevereiro, ele esteve na EMEF Pedro Teixeira, na região de São Miguel.

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação