Notícias

EMEF Eneas Carvalho e Tamandaré juntas no English Day

Evento contou com interação entre as duas escolas da zona norte

Publicado em: 26/09/2018 12h46 | Atualizado em: 30/11/2020

english_day_imp_jov_740_x_430.jpg

Por Imprensa Jovem Rádio Calafrio

Sábado é dia de descansar… “Só que não”! Alunos, professores, gestores e familiares compareceram ao English Day, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Eneas Carvalho de Aguiar, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, no bairro da Vila Sabrina, no dia 15 de setembro, provando que também pode ser bem divertido ir à escola aos sábados. “O inglês é um instrumento muito importante para a vida dos jovens. Os alunos estão muito envolvidos e é fundamental a participação da comunidade. Isso faz o aluno gostar de vir para a escola, ele se sente motivado a participar de todas as atividades e isso reflete no pedagógico, ele acaba indo melhor em todas as matérias”, comentou Miriam Colla, diretora da EMEF Eneas Carvalho de Aguiar.

Organizado pela professora de Inglês Silvana Gurgel, da EMEF Eneas Carvalho de Aguiar, com apoio dos alunos, dos professores e da gestão, o evento contou com a participação da banda The Waves, de um DJ profissional, com uma exposição sobre Shakespeare, além de apresentações musicais dos alunos, de Hip Hop e de uma peça de teatro. “O objetivo é mostrar aos alunos que o inglês é fundamental para o futuro, para a profissão que irão escolher. Também é incentivá-los a estudar de outras formas”, explicou a professora Silvana Gurgel.

A Imprensa Jovem Rádio Calafrio, da Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Tamandaré, da DRE Jaçanã/Tremembé, no bairro da Vila Maria, foi convidada a cobrir o evento. “Foi emocionante participar como repórter! Gostei muito de conversar com os alunos e com os professores! E adorei o teatro!”, falou o repórter Eidryan Lopes da Imprensa Jovem.

O evento começou por volta das 10h ao som do DJ Orpheu contagiando a todos e seguiu com as crianças do Ensino Fundamental I cantando em inglês. Os alunos do Ensino Fundamental II deram continuidade com a peça “Deu a louca em Romeu e Julieta”. “Foi uma iniciativa que partiu dos alunos, foram eles que chegaram com a ideia. É uma releitura de um texto clássico, um ‘Romeu e Julieta’ às avessas”, disse a professora Edilva Celina da Sílva, responsável pelos ensaios da peça teatral.

E um evento sobre língua inglesa não poderia deixar de ter uma entrevista em inglês! A professora Maria da Conceição, em um bate-papo bilíngue, contou ao repórter Ricardo Altafini como foi participar desse projeto: “Foi um trabalho gostoso de desenvolver, principalmente com alunos do Fundamental I. O inglês, para eles, é uma novidade e eles descobriram que conseguem fazer tudo isso. Os professores daqui são muito parceiros, é um trabalho de equipe”, contou a professora Maria da Conceição.

Segundo uma pesquisa da British Council realizada em 2015 menos de 5% dos brasileiros conseguem se comunicar em inglês e apenas 1% são considerados fluentes. “Resolvemos criar esse evento pensando em incentivar o estudo da língua inglesa pelos nossos alunos e nos preocupamos também em fazer uma atividade bem dinâmica, pensando numa interação que pudesse motivar a todos”, explicou Sandra Magalhães, coordenadora pedagógica da EMEF Eneas Carvalho de Aguiar.

Com tanto incentivo fica difícil não querer aprender inglês. Que venham muitos outros English Day e podem contar com a Imprensa Jovem Rádio Calafrio! See you! Bye!

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes observando um leão no Animália Park.

Mais de 10 mil estudantes da rede municipal participam de visita pedagógica ao Animália Park 

Publicado em: 07/04/2026 12h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra três pessoas adultas sentadas lado a lado em uma mesa de trabalho, em ambiente interno bem iluminado por luz natural. À esquerda, um homem de barba curta usa blusa de gola alta clara e segura um tablet, olhando para a tela com concentração. No centro, um homem negro com cabelo curto e óculos de armação escura utiliza um notebook enquanto faz anotações em papel, demonstrando foco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos presos em um rabo de cavalo veste blazer bege e escreve em um caderno, também concentrada. Sobre a mesa há um notebook, papéis, canetas e uma xícara. Ao fundo, há janelas amplas e plantas, sugerindo um ambiente de escritório ou reunião profissional.
Imagem de um palco durante um evento institucional. Ao fundo, há um painel grande em tons de azul e verde a identificação do 68º Congresso Estadual de Municípios da APM. À frente do painel, seis pessoas estão lado a lado, em pé, sorrindo para a foto. Todas usam crachá de identificação. O grupo é composto por homens e mulheres, vestidos com trajes formais e sociais, como ternos, blazer e vestidos. O ambiente é bem iluminado, com destaque para o palco e os participantes.

Secretaria da Educação representa a cidade no 68º Congresso Estadual de Municípios 

Publicado em: 06/04/2026 5h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
«1 2 3 1.642