Notícias

EMEF é selecionada para participar de projeto sobre ciências em parceria com universidades públicas

Atividades engajam a educação científica, promovendo um intercâmbio entre escolas de diversos estados

Publicado em: 14/12/2022 13h13 | Atualizado em: 14/12/2022
Três estudantes estão debruçados sobre um microscópio que está a frente deles, em cima de uma mesa. Eles seguram pinças e examinam o que está na base do microscópio.

A EMEF Doutor João Naoki Sumita, da DRE Itaquera, foi uma das sete escolas de todo o país, e a única da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, selecionada para participar do projeto “Semeando Ciência: Meninas em Campo – 2022”. O trabalho, promovido em parceria com pesquisadores da USP e de diversas universidades públicas, incentiva a educação científica e aproxima os estudantes das cientistas.

Este projeto é direcionado às escolas públicas. Nas EMEFs, as turmas de 6° e 7° anos participam. Depois de se inscrever e ser selecionada, a professora Sabrina Sobral Marchetto Leite, da EMEF Doutor João Naoki Sumita, participou de formações semanais com cientistas no Instituto Butantã, que explicaram sobre os mosquitos, suas características e cederam materiais como microscópio e armadilhas.

Para as atividades, os estudantes foram divididos em grupos e cada um tinha que escolher um local da escola para colocar uma armadilha e capturar mosquitos. Depois eles observaram os encontrados em um microscópio, para, a partir das características identificadas, classificá-los. Na sequência, fizeram um relatório criando hipóteses sobre a coleta e a análise. 

“Projetos que trabalham com o processo investigativo, conforme prevê o Currículo da Cidade, são essenciais para que os estudantes tenham uma aprendizagem significativa e aproximem os conhecimentos científicos do contexto em que vivem”, disse Aline Molenzani, diretora da EMEF.

Seguindo a proposta dos orientadores das universidades, os estudantes montaram painéis informativos, que estão expostos na escola, sobre o mosquito Aedes aegypti e as doenças por ele transmitidas, dengue, zika e chikungunya. Para a montagem, foi levado em consideração as descobertas através da coleta.

Como o projeto envolve escolas de diversos estados do país, são feitos encontros síncronos para compartilharem suas descobertas e dúvidas, possibilitando assim o entendimento de que em determinadas regiões há uma maior concentração de certa espécie.     

“O projeto proporcionou a observação, formulação de hipóteses, coleta de dados e análise das informações obtidas. Além disso, colaborou no desenvolvimento do estudante em todas as suas dimensões, não só do ponto de vista intelectual, mas buscando alternativas para modificar situações encontradas no cotidiano, como por exemplo quando estudaram as doenças transmitidas pelos mosquitos”, frisou a diretora.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Capa do currículo da cidade dos povos indígenas

SME disponibiliza orientações para o Agosto Indígena nas unidades educacionais da Rede Municipal

Publicado em: 06/08/2025 2h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Ceu Padre Ticão Tem Capacidade Para Atender Cerca De 7 Mil Pessoas Nas Diversas Atividades Culturais, Esportivas E Educacionais.

Prefeitura inaugura CEU Padre Ticão com modelo inédito de PPP e foco sustentável

Publicado em: 06/08/2025 12h46 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Projeto Roleagroecólogico Mobilizou Estudantes E Professores Em Vivências Em Hortas E Unidades Produtivas

Mais de 400 professores estão participando de formação imersiva para o Rolê Agroecológico  

Publicado em: 05/08/2025 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra uma fanfarra com uniforme azul e branco e instrumentos de sopro. Ilustra a notícia sobre recursos financeiros para contratação de instrutor de música.
Olímpiadas Estudantis E Interceus Mobilizam Milhares De Estudantes Em 12 Modalidades Esportivas
«1 2 3 1.551