Notícias

EMEF Duque de Caxias ganha mais um concurso de prática pedagógica

Projeto “A Arte de Ocupar os Espaços Educativos na Metrópole” é reconhecido pela Comunidade de Aprendizagem do Instituto Natura

Publicado em: 16/11/2017 13h41 | Atualizado em: 30/11/2020


Fotografia: Tiago Reivax

Projeto “A Arte de Ocupar os Espaços Educativos na Metrópole”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias, vence mais um concurso de práticas pedagógicas. O anúncio foi feito no VII Encontro Internacional de Comunidade de Aprendizagem, promovido pela Comunidade de Aprendizagem do Instituto Natura.

A iniciatica desenvolvida pelo Professor de Geografia Paulo Roberto Magalhães se destacou entre as quase cem experiências inscritas na Ação de Reconhecimento de 2017. O projeto acontece desde 2016 na EMEF, que fica localizada no bairro Glicério, e tem como fundamento a utilização dos espaços públicos urbanos como ambiente educativo, favorecendo a transformação da escola e da comunidade.

“A implantação do projeto fez com que os alunos conhecessem a importância de preservar o espaço público e reconhecer através dele o seu papel na sociedade, contribuindo para que ele seja o ator principal dessa transformação. A cada esquina, muito aprendizado, muitas perguntas e questionamentos dos alunos sobre a cidade. O que é cuidar da cidade? A cidade também cuida? Quem cuida de quem? Aos poucos todos compreenderam como eles, assim como os vizinhos da escola, têm direitos e deveres com o espaço urbano. Enfim, o Projeto tem a finalidade de apontar como é possível transformar a educação a partir e através dos muros da escola”, enfatiza o professor.

A Arte de Ocupar os Espaços Educativos na Metrópole – projeto já obteve o reconhecimento público em diversos concursos de práticas educativas. Recebeu o segundo lugar no Prêmio Professor Emérito, da Secretaria Municipal de Educação; vencedor do Prêmio Territórios Educativos 2016, do Instituto Tomie Ohtake; finalista no Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Civita, entre outros.

Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem horizontal com fundo azul texturizado e elementos geométricos em tons de azul, verde-azulado e branco. No canto superior esquerdo, aparece a identificação da EMFORPEF – Escola Municipal de Formação de Profissionais da Educação do Futuro. Ao centro, sobre uma faixa verde-azulada, está o texto em branco: “Formação para Supervisores de Estágio”. Na parte inferior, há formas geométricas arredondadas em diferentes tamanhos e cores, compondo a identidade visual da arte.

Formação para Supervisores de Estágio abre 390 vagas na Rede Municipal 

Publicado em: 20/08/2026 6h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Tamanho Site (48)

SME realiza nova convocação de Auxiliar Técnico de Educação e Professor de Educação Infantil

Publicado em: 20/08/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (47)

SME apoia escolas no planejamento de atividades para reposição de dias letivos

Publicado em: 20/08/2026 3h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Em um auditório do CEU Inácio Monteiro, uma mulher fala ao microfone enquanto outras duas mulheres estão sentadas em poltronas no palco. Ao fundo, um telão exibe uma apresentação com o título “Entendeu por que a Rede Somos surgiu?”, além dos logotipos da Rede Somos e da Prefeitura de São Paulo.

Divisão dos CEUs da DRE Guaianases promove bate-papo sobre saúde mental

Publicado em: 19/08/2026 4h43 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

magem horizontal com fundo azul-escuro e composição gráfica circular formada por formas geométricas em verde-claro, azul-petróleo, laranja, rosa e lilás. No centro, sobre um círculo azul-escuro, aparece o texto “Prêmio LED – Luz na Educação”, com “LED” em letras grandes na cor verde-claro e o símbolo do prêmio ao lado.

Prêmio LED abre inscrições para projetos de inovação na educação 

Publicado em: 18/08/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.690