Notícias
EMEF Duque de Caxias ganha mais um concurso de prática pedagógica
Projeto “A Arte de Ocupar os Espaços Educativos na Metrópole” é reconhecido pela Comunidade de Aprendizagem do Instituto Natura
Publicado em: 16/11/2017 13h41 | Atualizado em: 30/11/2020
Fotografia: Tiago Reivax
Projeto “A Arte de Ocupar os Espaços Educativos na Metrópole”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias, vence mais um concurso de práticas pedagógicas. O anúncio foi feito no VII Encontro Internacional de Comunidade de Aprendizagem, promovido pela Comunidade de Aprendizagem do Instituto Natura.
A iniciatica desenvolvida pelo Professor de Geografia Paulo Roberto Magalhães se destacou entre as quase cem experiências inscritas na Ação de Reconhecimento de 2017. O projeto acontece desde 2016 na EMEF, que fica localizada no bairro Glicério, e tem como fundamento a utilização dos espaços públicos urbanos como ambiente educativo, favorecendo a transformação da escola e da comunidade.
“A implantação do projeto fez com que os alunos conhecessem a importância de preservar o espaço público e reconhecer através dele o seu papel na sociedade, contribuindo para que ele seja o ator principal dessa transformação. A cada esquina, muito aprendizado, muitas perguntas e questionamentos dos alunos sobre a cidade. O que é cuidar da cidade? A cidade também cuida? Quem cuida de quem? Aos poucos todos compreenderam como eles, assim como os vizinhos da escola, têm direitos e deveres com o espaço urbano. Enfim, o Projeto tem a finalidade de apontar como é possível transformar a educação a partir e através dos muros da escola”, enfatiza o professor.
A Arte de Ocupar os Espaços Educativos na Metrópole – projeto já obteve o reconhecimento público em diversos concursos de práticas educativas. Recebeu o segundo lugar no Prêmio Professor Emérito, da Secretaria Municipal de Educação; vencedor do Prêmio Territórios Educativos 2016, do Instituto Tomie Ohtake; finalista no Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Civita, entre outros.
Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
81 estudantes de EMEFs passam o dia no Hopi Hari aprendendo e se divertindo
Secretaria Municipal de Educação
SME reforça diálogo com representantes dos sindicatos sobre valorização dos servidores de nível superior
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEI Vicentina Velasco promove o “Dia da Família na Escola” com oficinas
Secretaria Municipal de Educação
Agosto Dourado: SME promove ações formativas de conscientização sobre o aleitamento materno
Diretoria Regional de Educação São Mateus
EMEI Pestalozzi apresenta Estações de Aprendizagens com foco na natureza, no movimento e na participação da comunidade escolar
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
EMEF Professor João Ernesto de Souza Campos tem 37 alunos finalistas da Olimpíada Brasileira de Informática
Relacionadas

81 estudantes de EMEFs passam o dia no Hopi Hari aprendendo e se divertindo
Publicado em: 08/08/2025 1h13 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

SME reforça diálogo com representantes dos sindicatos sobre valorização dos servidores de nível superior
Publicado em: 08/08/2025 12h44 - em Secretaria Municipal de Educação

CEI Vicentina Velasco promove o “Dia da Família na Escola” com oficinas
Publicado em: 08/08/2025 9h38 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Agosto Dourado: SME promove ações formativas de conscientização sobre o aleitamento materno
Publicado em: 08/08/2025 9h18 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEI Pestalozzi apresenta Estações de Aprendizagens com foco na natureza, no movimento e na participação da comunidade escolar
Publicado em: 08/08/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus