Notícias

EMEF Duque de Caxias faz da rua uma extensão da sala de aula

Moradia, ocupações e a questão da água no Glicério foram tema da aula aberta

Publicado em: 03/05/2019 14h35 | Atualizado em: 04/05/2021

Aula publica_Glicerio_740x430.jpg
Foto: Tiago Reivax

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias, situada no bairro do Glicério, na zona central da cidade de São Paulo, participaram da aula pública “Moradia, ocupações e a questão da água no Glicério”. O Projeto Aula Pública incentiva que alunos se apropriem do bairro onde vivem e aprendam a partir da interação com os espaços públicos e a comunidade.

A ação foi coordenada pelo Professor de Geografia, Paulo Roberto Magalhães, e envolveu estudantes do 4º e do 9º ano do Ensino Fundamental. Nesta aula também esteve presente Sergio Tulio Caldas, autor de “Água – Precisamos falar sobre isso”, “Terra sob pressão – a vida na era do aquecimento global” e “Com os Pés na África”, livro premiado no Jabuti 2017. O escritor falou sobre a importância da moradia, de organização e preservação dos espaços, além de explanar sobre os rios da cidade e a questão da água no Glicério.

aula publica_740x430 1.jpg
Foto: Tiago Reivax

Os 4º anos possuem uma aula semanal de Geografia com o professor Paulo. Elas são compartilhadas com as professoras Thatiana Bocci, Joyce Santos, Fabiana Castro e Tatiana Ribeiro. A ida às ruas é um desdobramento destas aulas dentro da sequencia de atividades que trata de Projeção Cartográfica, no qual os estudantes construíram planta baixa da escola com as dimensões reduzidas. A escola, a sala de aula e as casas onde vivem são redimensionadas para estimular a melhor percepção e respeito dos espaços privados, compartilhados e públicos.

Aula publica_740x430.jpg
Foto: Tiago Reivax

Os estudantes do 9º ano participaram da aula como auxiliares do professor de Geografia contando sobre as curiosidades do Glicério. A maior parte destes estudantes participam de aulas públicas com geógrafo desde o 6ºano e já possuem bastante intimidade com os assuntos do bairro.

O professor Paulo conta que as aulas públicas resultam do seu desejo de que os estudantes entendam os conteúdos que ele ensinava de uma forma diferenciada. “O projeto começou a partir da preocupação de que meus alunos ocupassem não só o entorno da escola, mas também do bairro, que é o Glicério, violento e totalmente diferente de outros da cidade”, diz Paulo.

A escola onde o professor trabalha tem uma peculiaridade: há muitos alunos imigrantes e refugiados, característica que faz com que os conhecimentos sobre urbanização, geografia e vida em sociedade se tornem cada vez mais latentes, necessários e as aulas muito mais ricas. Na unidade há estudantes da Bolívia, Haiti, Marrocos, República Dominicana, Colômbia e Síria, entre outros países.

aula publica_740x430_1.jpg
Foto: Tiago Reivax

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Duas crianças estão usando toucas e aventais enquanto mexem, com uma colher, em uma vasilha que está na mesa a frente delas.
Fotografia mostra a imagem de três pessoas amamentando bebês.

Secretaria Municipal de Educação lança a campanha CEI Amigo do Peito nesta segunda-feira (20)

Publicado em: 20/05/2024 5h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher caracterizada de pallhaço conversa com roda de crianças

CEI Dominguinhos recebe vivência de palhaçaria

Publicado em: 20/05/2024 4h43 - em Secretaria Municipal de Educação

criança segura bexiga com água

Inscrições para a 44ª edição do Recreio nas Férias abrem na próxima segunda-feira (20)

Publicado em: 18/05/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de bailarinas.
1 38 39 40 41 42 1.488