Notícias

EMEF Duque de Caxias faz aula expandida no FabLab da Galeria Olido

Projeto tem como objetivo explorar conceitos de cartografia por meio da confecção de mapas em impressora laser

Publicado em: 03/04/2017 17h43 | Atualizado em: 04/05/2021

fab_lab_glicerio_740_x_430.jpg

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, percorrem o território central da cidade para construir conhecimento sobre Cartografia por meio de aulas expandidas. Desta vez, eles estão frequentando o laboratório de criatividade Fab Lab Livre SP, situado na Galeria Olido, para a construção de mapas em madeira compensada.

O uso do laboratório de criatividade tem sido promovido pelo Professor de Geografia, Paulo Magalhães, com os alunos dos 7º anos, e tem como objetivo trabalhar a ideia de proporção geográfica, levando em consideração o tamanho do bairro, da cidade, do estado e do país. As aprendizagens acontecem, inicialmente, na sala de aula e seguem durante todo o trajeto, que vai desde o bairro do Glicério – onde fica localizada a escola – até à Galeria, que fica localizada na famosa Avenida São João.

O trajeto é percorrido em uma caminhada com cerca de dois quilômetros. Para chegar até o laboratório, os alunos passam pelo bairro da Liberdade, Praça da Sé, Prefeitura de São Paulo e Vale do Anhangabaú, até encontrar, o histórico prédio da Galeria Olido. A cada esquina, muito aprendizado.

Com os conceitos sobre cartografia já iniciados em sala de aula, os alunos participam de oficinas com profissionais do laboratório e depois farão duas aulas práticas. O corte a laser dos mapas em madeira compensada está previsto para o início de maio.

Saiba mais sobre o FabLab clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra a visão aérea do CEMEI Professor Dalmo De Abreu Dallari.
Estante de livros.

SME divulga nome dos autores selecionados para Antologia de Contos e Antologia Poética 

Publicado em: 28/02/2024 1h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 2 3 1.427