Notícias

EMEF Duque de Caxias faz aula expandida no FabLab da Galeria Olido

Projeto tem como objetivo explorar conceitos de cartografia por meio da confecção de mapas em impressora laser

Publicado em: 03/04/2017 17h43 | Atualizado em: 04/05/2021

fab_lab_glicerio_740_x_430.jpg

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, percorrem o território central da cidade para construir conhecimento sobre Cartografia por meio de aulas expandidas. Desta vez, eles estão frequentando o laboratório de criatividade Fab Lab Livre SP, situado na Galeria Olido, para a construção de mapas em madeira compensada.

O uso do laboratório de criatividade tem sido promovido pelo Professor de Geografia, Paulo Magalhães, com os alunos dos 7º anos, e tem como objetivo trabalhar a ideia de proporção geográfica, levando em consideração o tamanho do bairro, da cidade, do estado e do país. As aprendizagens acontecem, inicialmente, na sala de aula e seguem durante todo o trajeto, que vai desde o bairro do Glicério – onde fica localizada a escola – até à Galeria, que fica localizada na famosa Avenida São João.

O trajeto é percorrido em uma caminhada com cerca de dois quilômetros. Para chegar até o laboratório, os alunos passam pelo bairro da Liberdade, Praça da Sé, Prefeitura de São Paulo e Vale do Anhangabaú, até encontrar, o histórico prédio da Galeria Olido. A cada esquina, muito aprendizado.

Com os conceitos sobre cartografia já iniciados em sala de aula, os alunos participam de oficinas com profissionais do laboratório e depois farão duas aulas práticas. O corte a laser dos mapas em madeira compensada está previsto para o início de maio.

Saiba mais sobre o FabLab clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ilustração em tons de azul e verde com o título

Literatura Infantil em Libras: Curso de formação para educadores abre período de inscrições

Publicado em: 15/07/2026 5h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada Ceu Jaçanã

CEUs da Zona Norte recebem cursos gratuitos de qualificação profissional

Publicado em: 15/07/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

otografia mostra uma sala de aula vazia, com carteiras e cadeiras organizadas em fileiras. O ambiente é amplo, iluminado por grandes janelas laterais protegidas por grades, possui paredes em tom amarelo-claro, piso cinza e um armário branco ao fundo. Não há pessoas na imagem.

Prefeitura amplia parceria bem-sucedida do Liceu para três Escolas Municipais de Ensino Fundamental  

Publicado em: 15/07/2026 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de Centro de Educação Infantil com móveis pequenos de madeiras para bebês e uma tenda de tule laranaja e vermelho ao centro.
Fotografia de um auditório repleto de pessoas sentadas em momento de palestra.

Formação aborda acessibilidade curricular para estudantes cegos

Publicado em: 14/07/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.679