Notícias

EMEF Donato Susumu Kimura realiza “IV Seminário Étnico-Racial”

Evento contará com oficinas, degustação de comidas africanas e apresentação dos alunos

Publicado em: 24/11/2016 10h08 | Atualizado em: 30/11/2020

EMEF_donato_sussumu_kimura_realiza_IV_seminario_etnico_racial_740_x_430.jpg

Neste sábado, dia 26 de novembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Donato Susumu Kimura promoverá o “Seminário Étnico-Racial”. O evento entra em sua quarta edição em 2016, trazendo atividades culturais como: oficinas de tear, etnojogo, etnobrincadeiras; degustação de alimentos africanos e indígenas; e apresentação dos trabalhos desenvolvidos no ano pelas crianças do 1° ao 3° ano.

A Professora Orientadora de Educação Integral (POEI), Núbia Amorim, que trabalha na EMEF há cinco anos, e uma das organizadoras, diz que o evento é uma forma de aproximar as crianças e seus familiares da escola. “Os pais gostam de ver os filhos e os trabalhos que eles desenvolveram pelo ano, então, essa sempre foi uma preocupação da escola”, comenta. Além disso, ela diz que a participação dos familiares no ambiente escolar é muito importante.

Segundo Núbia, além de proporcionar está aproximação com as famílias, o evento também será uma forma de comemorar todo o trabalho orientado pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. “O PPP da escola já contempla a diversidade, trabalhando o respeito às diferenças e promovendo igualdade”, afirma. No mês da Consciência Negra, Núbia diz que a cultura africana sempre esteve em foco durante o ano e que isso é muito trabalhado com as crianças.

Uma das atividades culturais que estarão presentes no IV Seminário Étnico-Racial, a oficina de Etnojogo, é uma das práticas que demonstram essa preocupação da EMEF com essas questões. Segundo a POEI, o objetivo dessa oficina é mostrar o valor das brincadeiras africanas para as crianças. “Queremos que eles participem da brincadeira para serem protagonistas de seu próprio conhecimento”, conta Núbia, frisando que é muito importante que os alunos não só recebam, mas também produzam seu conhecimento por meio das oficinas.

Para acessar a programação do IV Seminário Étnico-Racial, clique aqui.

IV Seminário Étnico-Racial
Data: 26/11
Horário: das 9h às 12h
Local: EMEF Donato Susumu Kimura
Endereço: Rua Richard Boyle, 80 – Jardim São José

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212