Notícias
EMEF Donato Susumu Kimura realiza “IV Seminário Étnico-Racial”
Evento contará com oficinas, degustação de comidas africanas e apresentação dos alunos
Publicado em: 24/11/2016 10h08 | Atualizado em: 30/11/2020
Neste sábado, dia 26 de novembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Donato Susumu Kimura promoverá o “Seminário Étnico-Racial”. O evento entra em sua quarta edição em 2016, trazendo atividades culturais como: oficinas de tear, etnojogo, etnobrincadeiras; degustação de alimentos africanos e indígenas; e apresentação dos trabalhos desenvolvidos no ano pelas crianças do 1° ao 3° ano.
A Professora Orientadora de Educação Integral (POEI), Núbia Amorim, que trabalha na EMEF há cinco anos, e uma das organizadoras, diz que o evento é uma forma de aproximar as crianças e seus familiares da escola. “Os pais gostam de ver os filhos e os trabalhos que eles desenvolveram pelo ano, então, essa sempre foi uma preocupação da escola”, comenta. Além disso, ela diz que a participação dos familiares no ambiente escolar é muito importante.
Segundo Núbia, além de proporcionar está aproximação com as famílias, o evento também será uma forma de comemorar todo o trabalho orientado pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. “O PPP da escola já contempla a diversidade, trabalhando o respeito às diferenças e promovendo igualdade”, afirma. No mês da Consciência Negra, Núbia diz que a cultura africana sempre esteve em foco durante o ano e que isso é muito trabalhado com as crianças.
Uma das atividades culturais que estarão presentes no IV Seminário Étnico-Racial, a oficina de Etnojogo, é uma das práticas que demonstram essa preocupação da EMEF com essas questões. Segundo a POEI, o objetivo dessa oficina é mostrar o valor das brincadeiras africanas para as crianças. “Queremos que eles participem da brincadeira para serem protagonistas de seu próprio conhecimento”, conta Núbia, frisando que é muito importante que os alunos não só recebam, mas também produzam seu conhecimento por meio das oficinas.
Para acessar a programação do IV Seminário Étnico-Racial, clique aqui.
IV Seminário Étnico-Racial
Data: 26/11
Horário: das 9h às 12h
Local: EMEF Donato Susumu Kimura
Endereço: Rua Richard Boyle, 80 – Jardim São José
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal festeja 90 anos da Educação Infantil com ações e eventos que reúnem crianças e educadores
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEU CEI Parque Bristol cria o Espaço de Quem Cuida para acolher profissionais da educação
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal de São Paulo registra mais uma queda no abandono escolar
Ensino Fundamental e Médio
Inscrições para vagas remanescentes no Ensino Médio abrem na próxima segunda-feira
CEU e COCEU
Inscrições abertas para atuação temporária durante a próxima edição do Recreio nas Férias
Informática Educativa
Secretário destaca talento dos estudantes em Seminário e Mostra de Tecnologias no CEU Rei Pelé
Relacionadas
Rede Municipal festeja 90 anos da Educação Infantil com ações e eventos que reúnem crianças e educadores
Publicado em: 07/11/2025 6h03 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU CEI Parque Bristol cria o Espaço de Quem Cuida para acolher profissionais da educação
Publicado em: 07/11/2025 11h30 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Rede Municipal de São Paulo registra mais uma queda no abandono escolar
Publicado em: 07/11/2025 11h20 - em Secretaria Municipal de Educação
Inscrições para vagas remanescentes no Ensino Médio abrem na próxima segunda-feira
Publicado em: 06/11/2025 5h36 - em Ensino Fundamental e Médio
Inscrições abertas para atuação temporária durante a próxima edição do Recreio nas Férias
Publicado em: 06/11/2025 5h15 - em CEU e COCEU