Notícias
EMEF Dias Gomes realiza Sarau
Atividade teve o objetivo de incentivar a partilha de saberes entre os alunos
Publicado em: 07/12/2017 16h40 | Atualizado em: 30/11/2020No dia 17 de novembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dias Gomes, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, promoveu um Sarau para toda a Unidade. O evento aconteceu no palco e teve microfone aberto para intervenções artísticas de alunos do 1º ao 9º ano.
A abertura foi realizada pelo Professor Orientador de Sala de Leitura (POSL) Felipe Ferreira de Oliveira, que convidou os alunos para partilharem saberes, poemas, histórias ou qualquer outro tipo de arte que desejassem. Houve música, declamação de poemas, inclusive em Espanhol, improviso de rimas, dentre outras manifestações.
“Este é um embrião de algo maior que será desenvolvido nos próximos anos. Percebemos a necessidade de promover um evento desse tipo a partir do diagnóstico de que a comunidade é pouco contemplada por espaços culturais e que possibilitem o lazer”, explicou Felipe.
A ideia do Sarau surgiu a partir de conversas com o professor Fábio Ferreira Gois Torres, de Língua Portuguesa, que já tinha a prática de incentivar, no 8º ano A, o empréstimo de livros da Sala de Leitura e percebeu o interesse dos próprios alunos em leituras diversificadas. Posteriormente, a ideia de realizar um sarau contagiou as demais turmas da escola e, no final do primeiro semestre, o projeto começou a tomar forma em parceria com a Academia Estudantil de Letras (AEL) e o Clube de Leitura da Unidade.
Além das apresentações, foram convidados o artista plástico Onézio Cruz, da Divisão dos CEUs e da Educação Integral (DICEU) Guaianases, que produziu caricaturas de todas as crianças participantes e Maria Estela Ximenes, Professora da Unidade e Escritora, que disponibilizou seus livros no palco para leitura livre por parte dos estudantes.
Acesse aqui o álbum de fotos do evento
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prêmio “Professor em Destaque” abre inscrições
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Prefeitura de SP festeja Dia Mundial da Alfabetização com entrega de duas novas unidades educacionais
Secretaria Municipal de Educação
Projeto Sorrisos nos CEUs leva espetáculos gratuitos de circo e palhaçaria para toda a família
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Prefeitura inaugura CEMEI com dispositivos que reduzem despesas com água e luz
Diretoria Regional de Educação Penha
Estudantes da Rede Municipal são premiadas com viagem para Portugal em concurso do Museu Catavento
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Cores da Natureza despertam criatividade na EMEF Cláudio Manoel da Costa
Relacionadas

Prêmio “Professor em Destaque” abre inscrições
Publicado em: 08/09/2025 6h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de SP festeja Dia Mundial da Alfabetização com entrega de duas novas unidades educacionais
Publicado em: 08/09/2025 2h56 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Projeto Sorrisos nos CEUs leva espetáculos gratuitos de circo e palhaçaria para toda a família
Publicado em: 05/09/2025 10h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura inaugura CEMEI com dispositivos que reduzem despesas com água e luz
Publicado em: 04/09/2025 3h14 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Estudantes da Rede Municipal são premiadas com viagem para Portugal em concurso do Museu Catavento
Publicado em: 04/09/2025 9h44 - em Diretoria Regional de Educação Penha