Notícias

EMEF convida indígenas para palestra

Formação teve como objetivo capacitar professores para a leitura indígena que acontecerá na EMEF Claudio Manoel da Costa

Publicado em: 26/10/2015 14h57 | Atualizado em: 30/11/2020
palestras_indigenas_740_x_430.jpg

A coordenação e os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Claudio Manoel da Costa convidaram os índios Casé Angatu e Binho Porãn para dar uma palestra aos professores e alunos da escola, realizada no dia 5 de agosto.

A intenção do convite foi de capacitar os professores para uma leitura que será realizada na última semana de agosto e também preparar os alunos para essa atividade. No “Leituraço Indígena” – como foi nomeado – vai acontecer atividades de leituras simultâneas envolvendo os dois ciclos.

O índio Casé Angatu é professor, dá aula de história na Universidade de Santa Cruz na Bahia e já escreveu três livros. Casé veio de um povo conhecido como os Tupinambás e prendeu a atenção do público ao contar a história dos índios no Brasil e o preconceito sofrido pelo povo indígena no país.

Além desses tópicos, Casé deu dicas sobre como envolver o tema indígena em cada disciplina, como em História e Português. Ele também contou outras curiosidades, como a origem indígenas de diversas palavras, como Anhangabaú e Itaquera. A professora de português do Fundamental II, Marcela Evânia da Cunha, contou que em 25 anos de docência nunca tinha escutado a história indígena do jeito que o palestrante narrou.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma senhora negra, ela usa óculos, sorri e segura um lápis escrevendo em uma folha. Ela usa blazer preto risca de giz e blusa grafite.

Prefeitura de São Paulo lança campanha para incentivar jovens e adultos a retomarem os estudos

Publicado em: 16/07/2026 6h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem da capa da Revista Imprensa Jovem.
Ilustração em tons de azul e verde com o título

Literatura Infantil em Libras: Curso de formação para educadores abre período de inscrições

Publicado em: 15/07/2026 5h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada Ceu Jaçanã

CEUs da Zona Norte recebem cursos gratuitos de qualificação profissional

Publicado em: 15/07/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

otografia mostra uma sala de aula vazia, com carteiras e cadeiras organizadas em fileiras. O ambiente é amplo, iluminado por grandes janelas laterais protegidas por grades, possui paredes em tom amarelo-claro, piso cinza e um armário branco ao fundo. Não há pessoas na imagem.

Prefeitura amplia parceria bem-sucedida do Liceu para três Escolas Municipais de Ensino Fundamental  

Publicado em: 15/07/2026 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.679