Notícias

EMEF Chácara Turística realiza projeto visando quebrar paradigmas em relação a pessoas com deficiência

Atividades envolveram experiências e vivências de diálogo e inclusão

Publicado em: 04/12/2019 18h34 | Atualizado em: 04/05/2021

A professora de Educação Física Rosimeire Cavalcante, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Chácara Turística, junto com os professores Ademar Massoni, Jennifer Leão dos Santos, Roseane de Oliveira Nunes Carpaxon e a Diretora Priscilla Barreto Cancio, desenvolveram ao longo deste ano o projeto “Esporte Paraolímpico – Do conhecimento à Sensibilização Social” com os alunos do 8ºs e 9ºs anos  do Ciclo Autoral. A iniciativa surgiu com o objetivo de utilizar o Esporte Paraolímpico como ferramenta para a sensibilização e apropriação de conhecimentos.

A partir de pesquisas, experiências e vivências de diálogo e inclusão, os alunos foram instruídos a valorizar as diferenças e reconhecer as identidades presentes nas diversas instâncias da sociedade e ambiente escolar.

Durante o ano letivo, o projeto “Esporte Paraolímpico” seguiu um cronograma que contou desde a história dos Esportes Paraolímpicos e quais as modalidades praticadas, até a atividade “Piquenique às cegas”, que foi realizada na Praça Vila Esperança, próxima à unidade escolar EMEF Chácara Turística.

Essa atividade vivenciou atividades do cotidiano como se alimentar, conversar, brincar e se adaptar com os olhos vendados. Segundo Rosimeire, concretização deste projeto permitiu ampliar o entendimento dos estudantes e transformar paradigmas acerca da pessoa com deficiência e suas potencialidades, além de ampliar a vivência dos alunos para o contato com uma sociedade mais inclusiva.

Grupo de alunos sentados na grama e alguns deles vendados.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma Menina Pintando Com Tinta
1 2 3 1.426