Notícias

EMEF Antenor Nascentes promove Sarau online com a participação de estudantes contando suas experiências durante a pandemia

Ação virtual envolveu educadores e estudantes do sétimo ao nono ano

Publicado em: 03/06/2020 15h06 | Atualizado em: 20/01/2021
Imagem com uma chamada de vídeo.

Nesta terça feira, 02 de junho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antenor Nascentes, pertencente à Diretoria Regional de Educação Santo Amaro, promoveu um Sarau online para que os estudantes dos 7º aos 9º anos tivessem um espaço para se expressarem utilizando diversos gêneros orais durante o período de pandemia.

A realização do Sarau não é novidade para a escola, que já tem tradição nesses eventos culturais de manifestação artística. A EMEF Antenor, como carinhosamente é chamada pela comunidade ao redor, já se destacava nos bairros da região da zona sul como um dos Saraus de maior qualidade. O evento sempre foi pensado com zelo pela equipe gestora e professores, que passavam semanas trabalhando para que os estudantes pudessem aproveitar ao máximo essa experiência, porém, com a chegada do novo Coronavírus e da quarentena, a escola supostamente ficaria impossibilitada de realizar o evento.

Foi então que a Professora Eliane Ornellas Cardeira, que dá aula para os sétimos e oitavos anos, teve a ideia de realizar um Sarau online. Depois de conversar com o Coordenador pedagógico da escola, Thiago René, ambos acharam interessante promover esta iniciativa cultural.

De acordo com o coordenador, “a expectativa era da apreensão pelo ineditismo da situação, mas o evento surpreendeu por reunir muitos estudantes e incentivar o protagonismo deles”. O fato de o sarau não ser presencial não impediu a participação efetiva dos estudantes e professores da unidade.

A professora Eliane destacou que “deixar os estudantes se sentirem protagonistas do evento é fundamental para que consigam se abrir e compartilhar suas histórias ao mesmo tempo em que elas estão ocorrendo”. Eliane contou que muitas vezes o sarau proporciona histórias tristes por parte dos alunos, que trazem nas falas, os dramas vividos em suas casas, pois muitos familiares estão passando por dificuldades e não podem ficar em casa, mesmo nos meses de isolamento social. “Os jovens têm necessidade de compartilhar esses sentimentos, por meio da linguagem de diferentes maneiras”, completou a professora.

A iniciativa da unidade não só entretém os jovens, mas também os acolhe mesmo que à distância. Eliane e Thiago já planejam a possibilidade de fazer um Sarau online toda semana, o próximo tema será sobre desenhos.

Há uma expectativa no aumento da participação dos estudantes no próximo evento, ressaltando que os estudantes são os maiores beneficiados.

A escola Antenor Nascentes mostra como as novas tecnologias podem ser úteis, em tempos de quarentena, tanto por aproximar os estudantes como manter viva as manifestações culturais proporcionadas pela unidade educacional.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211