Notícias
EMEF Antenor Nascentes promove Dia da Família com apresentações diversificadas para toda a comunidade
Ocasião abordou pautas sociais que evidenciaram as ações da escola; um dos destaques foi o protagonismo dos estudantes
Publicado em: 21/09/2023 12h05 | Atualizado em: 22/09/2023O Dia da Família da EMEF Antenor Nascentes, promovido no dia 16 de setembro, contou com a participação de estudantes dos 1°s aos 9°s anos que apresentaram trabalhos sobre pautas sociais que abordaram o respeito à diversidade. O tema do encontro deste ano foi “Respeitar é Preciso”.
“Nós trabalhamos essa temática o ano inteiro por meio de assembleias estudantis, de saraus e de trabalhos em sala de aula. Esse evento foi para dar continuidade às ações desenvolvidas, cujo eixo principal é o respeito entre as pessoas”, afirmou a Coordenadora Pedagógica Alexandra PRECISA DO SOBRENOME.
O evento contou com duas apresentações teatrais da Academia Estudantil de Letras (AEL) Heloísa Pires Lima apresentou “Escrevivências, Olhos d’Água”, com as orientações da professora Laura Guimarães. Já os estudantes do Grupos de Estudos Teatrais da unidade, orientados pela professora de teatro Audrey Barbosa, apresentaram a peça “O coração do Baobá”. Ambos os espetáculos foram baseados nos contos homônimos de Conceição Evaristo.
Confira abaixo o tema apresentado por cada turma no Dia da Família.
1°s anos: Brincadeiras com jogos matemáticos usando oficinas de Tangram e jogos de tabuleiro pintados no chão.
Crianças brincando com jogos pintados no chão.
Jogos matemáticos dos estudantes dos 1°s anos.
2°s e 5°anos: Exposição de brinquedos e brincadeiras indígenas com vivência das famílias durante o evento.
Vivências com brinquedos e brincadeiras indígenas dos estudantes dos 2°s anos.
Oficina de acessórios indígenas com estudantes dos 5°s anos.
3°s anos: Brincadeira “Sussurros poéticos” com os familiares presentes.
Estudantes dos 3°s anos fazendo a brincadeira “Sussurros poéticos”.
4°s anos: Vivência na horta orgânica da unidade educacional.
Estudantes dos 4°s anos e familiares na horta da Unidade.
6°s anos: Ação sobre o Setembro Amarelo.
Apresentação sobre o Setembro Amarelo dos estudantes dos 6°s anos.
7°B: Peça autoral sobre intolerância religiosa.
8°A: “Apitaço”, intervenção social em que os reivindicaram os direitos das mulheres ao criarem cartazes em que estava escrito “Machismo afeta quem?”.
“Apitço” dos estudantes do 8°A sobre machismo.
8°s e 9°s anos: Exposição de fósseis com ênfase na transformação química e ilustração com dinossauros construídos a partir de palitos de sorvete.
Professor Thiago Lisboa, de Ciências, durante exposição de fósseis.
7°s, 8°s e 9°s anos: Apresentação dos respectivos Trabalhos Colaborativos de Autoria (TCAs).
Ao falar sobre a organização do evento, Alexandra ressaltou o protagonismo dos estudantes e finalizou reiterando que, no ambiente escolar, a escuta deve ser constante:
“A escola é construída por muitas mãos, é um trabalho coletivo diário. Nestes casos, a gente percebe como os estudantes são os personagens principais quando dialogamos sobre essas pautas. Então, é muito gratificante ver que, apesar dos desafios, esses temas são abordados com reflexão, discussão e aprendizado e ver que a comunidade escolar está se engajando”.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto “Vamos Comer! Descobrindo uma Alimentação Saudável e Equilibrada”
Diretoria Regional de Educação Butantã
São Paulo abre inscrições para o festival de cinema estudantil nas escolas
Secretaria Municipal de Educação
Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais
Secretaria Municipal de Educação
Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita
Secretaria Municipal de Educação
Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas
Diretoria Regional de Educação Itaquera
CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito
Relacionadas
Projeto “Vamos Comer! Descobrindo uma Alimentação Saudável e Equilibrada”
Publicado em: 11/05/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
São Paulo abre inscrições para o festival de cinema estudantil nas escolas
Publicado em: 11/05/2026 3h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais
Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita
Publicado em: 08/05/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação
Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas
Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação