Notícias

EMEF Almirante Tamandaré recebe Sérgio Vaz

Alunos participam de bate-papo com o poeta da quebrada

Publicado em: 15/12/2016 15h28 | Atualizado em: 30/11/2020

recebe_sergio_vaz_740_x_430.jpg

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Almirante Tamandaré

Os alunos da EMEF Almirante Tamandaré participaram de um debate na manhã do dia 8 de novembro com o escritor Sérgio Vaz. Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos e valorizar a produção cultural periférica, o encontro com o poeta promoveu o debate de temas importantes como descolonização de currículos, perspectivas para o jovem da periferia, interseccionalidade etc.

O poeta, que gosta de escritores latinos como Pablo Neruda, Miguel de Cervantes, Julio Cortázar e Gabriel Garcia Marquez, costuma dizer que a periferia é mais que um lugar, é um sentimento e uma identidade. “Relacionei a história dele, das suas poesias e de suas ações em sua comunidade, com a proposta e os trabalhos de TCAs, que têm como uma de suas propostas principais a intervenção social por parte dos estudantes. De maneira interdisciplinar, trabalho tanto nas aulas de História como nas orientações de TCA com os nonos anos, exemplos de pessoas reais da História que interviram e/ou intervêm diretamente em suas realidades com o objetivo de promover uma sociedade mais justa e igualitária”, explicou Michele Badolato, professora de História da escola.

Além dos TCAs dos nonos anos, a professora Michele também trabalhou com os sétimos anos as poesias de Sérgio Vaz. Segundo ela, “a literatura periférica dialoga diretamente com as concepções trabalhadas em História, que visam a descolonização dos currículos quando tratam qualquer temática a partir das lutas de classes, que problematiza, discute e desconstrói relações de superioridade-inferioridade em relação a gênero, etnia, classe, sexualidade, a partir do conceito da intersecionalidade”, disse Michele.

O escritor iniciou sua participação com um bate-papo e respondeu perguntas dos estudantes. Em seguida, leu algumas de suas poesias e os alunos também participaram lendo poesias autorais que retratam suas realidades, falando sobre injustiças, desigualdades, preconceitos e também sobre o amor. Para finalizar, eles foram presenteados com livros do autor.

Sérgio Vaz – Com mais de 25 anos de carreira e conhecido como o Poeta da Periferia devido às suas atividades culturais com comunidades carentes, Sérgio Vaz nasceu em Minas Gerais, mas veio para São Paulo ainda criança.

É autor de sete livros como Colecionador de Pedras, Literatura, Pão e Poesia, Cooperifa – Antropofagia Periférica, Flores de Alvenaria etc. Também é criador da Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa), considerado um dos movimentos culturais e sociais mais importantes das periferias de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Pessoas em um palco onde se-lê 'MOVA EJA 2023'.

Último dia da 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP

Publicado em: 29/09/2023 5h54 - em Educação de Jovens e Adultos

Imagem com a bandeira da Itália no canto direito. Ao fundo uma parede em tom amarelo antigo.

Módulo II do curso “Suporte Didático em Língua Italiana” está com inscrições abertas

Publicado em: 29/09/2023 3h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um auditório de momento de palestra.

III Seminário Integrado da Rede UniCEU ocorre no dia 7 de outubro

Publicado em: 28/09/2023 3h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Três pessoas sorrindo.

SME realizará ações educativas em evento com foco nas pessoas com 50+

Publicado em: 28/09/2023 2h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte com fundo com desenhos em tons de laranja e dois pássaros.

SME anuncia premiados e homenageados do Prêmio Educador em Destaque 2023

Publicado em: 28/09/2023 1h02 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.386