Notícias
EMEF Almirante Tamandaré recebe Sérgio Vaz
Alunos participam de bate-papo com o poeta da quebrada
Publicado em: 15/12/2016 15h28 | Atualizado em: 30/11/2020
Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Almirante Tamandaré
Os alunos da EMEF Almirante Tamandaré participaram de um debate na manhã do dia 8 de novembro com o escritor Sérgio Vaz. Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos e valorizar a produção cultural periférica, o encontro com o poeta promoveu o debate de temas importantes como descolonização de currículos, perspectivas para o jovem da periferia, interseccionalidade etc.
O poeta, que gosta de escritores latinos como Pablo Neruda, Miguel de Cervantes, Julio Cortázar e Gabriel Garcia Marquez, costuma dizer que a periferia é mais que um lugar, é um sentimento e uma identidade. “Relacionei a história dele, das suas poesias e de suas ações em sua comunidade, com a proposta e os trabalhos de TCAs, que têm como uma de suas propostas principais a intervenção social por parte dos estudantes. De maneira interdisciplinar, trabalho tanto nas aulas de História como nas orientações de TCA com os nonos anos, exemplos de pessoas reais da História que interviram e/ou intervêm diretamente em suas realidades com o objetivo de promover uma sociedade mais justa e igualitária”, explicou Michele Badolato, professora de História da escola.
Além dos TCAs dos nonos anos, a professora Michele também trabalhou com os sétimos anos as poesias de Sérgio Vaz. Segundo ela, “a literatura periférica dialoga diretamente com as concepções trabalhadas em História, que visam a descolonização dos currículos quando tratam qualquer temática a partir das lutas de classes, que problematiza, discute e desconstrói relações de superioridade-inferioridade em relação a gênero, etnia, classe, sexualidade, a partir do conceito da intersecionalidade”, disse Michele.
O escritor iniciou sua participação com um bate-papo e respondeu perguntas dos estudantes. Em seguida, leu algumas de suas poesias e os alunos também participaram lendo poesias autorais que retratam suas realidades, falando sobre injustiças, desigualdades, preconceitos e também sobre o amor. Para finalizar, eles foram presenteados com livros do autor.
Sérgio Vaz – Com mais de 25 anos de carreira e conhecido como o Poeta da Periferia devido às suas atividades culturais com comunidades carentes, Sérgio Vaz nasceu em Minas Gerais, mas veio para São Paulo ainda criança.
É autor de sete livros como Colecionador de Pedras, Literatura, Pão e Poesia, Cooperifa – Antropofagia Periférica, Flores de Alvenaria etc. Também é criador da Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa), considerado um dos movimentos culturais e sociais mais importantes das periferias de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação realiza o lançamento do “Protocolo para Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Educação”
Diretoria Regional de Educação Butantã
Mural gigante em homenagem a Rebeca Andrade é a nova atração do CEU Butantã
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura autoriza convocação de 213 novos professores para a Rede Municipal de Ensino
Secretaria Municipal de Educação
SME realiza II Fórum Ampliado do Grupo de Trabalho “Aprender e Ensinar nas Adolescências”
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
EMEI Machado de Assis inaugura redário para momentos de leitura e relaxamento
Diretoria Regional de Educação São Mateus
EMEI CEU Rosa da China promove vivência de “Quintal do Brincar”
Relacionadas
Secretaria Municipal de Educação realiza o lançamento do “Protocolo para Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Educação”
Publicado em: 02/12/2025 9h38 - em Secretaria Municipal de Educação
Mural gigante em homenagem a Rebeca Andrade é a nova atração do CEU Butantã
Publicado em: 01/12/2025 5h04 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Prefeitura autoriza convocação de 213 novos professores para a Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 29/11/2025 10h06 - em Secretaria Municipal de Educação
SME realiza II Fórum Ampliado do Grupo de Trabalho “Aprender e Ensinar nas Adolescências”
Publicado em: 28/11/2025 6h24 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEI Machado de Assis inaugura redário para momentos de leitura e relaxamento
Publicado em: 28/11/2025 12h00 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro