EMEF Alceu Amoroso Lima organiza cineclube e mostra de curtas-metragens

Produções tratam de temas como bullying, violência, questões de gênero e identidade

Publicado em: 28/09/2018 11h48 | Atualizado em: 30/11/2020

1a_Mostra_Curtas_EMEF_Alceu_740_x_430.jpg

Estudantes e Professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alceu Amoroso Lima, da Diretoria Regional de Ensino (DRE) São Mateus, organizam um cineclube e uma mostra de curtas-metragens com filmes produzidos na própria unidade. As produções tratam de temas como bullying, violência escolar, desaparecimento de crianças, violência e discriminação de gênero, lendas urbanas e identidade.

A ação teve início em 2014, a partir da discussão sobre temas como violência, igualdade social, racial e de gênero, entre outros. Possui como núcleo orientador os professores de Informática Educativa e da Sala de Leitura, em horários diversificados. A atividade leva crianças, jovens e adultos de toda a escola a refletirem sobre os temas de forma crítica para a construção de uma ação protagonista.

As crianças e jovens se organizam em grupos, iniciam a elaboração do roteiro e a escolha dos elementos que farão parte do filme. Uma vez discutido isso, passam a estudar de qual forma irão sistematizar a narrativa fílmica, aquilo que será adaptado de alguma literatura, os cenários e a sua fotografia. Fazem pesquisa, leituras, entrevistas e procuram o diálogo com as literaturas existentes.

A fase seguinte é a filmagem. Na sequência, após a revisão dos filmes e edição e ao longo de todo o processo, são realizadas discussões, reflexões, avaliações e autoavaliações sobre a narrativa que está sendo construída.

O projeto é desenvolvido sob a orientação das educadoras Edna Ap. da Costa Garcia e Maria Ap. Gonçalves Pereira, ambas Professoras Orientadoras de Sala de Leitura, e Kelvin Teixeira de Menezes Araújo, Professor Orientador de Informática Educativa. Eles contam que o projeto foi desenhado para ser desenvolvido durante a extensão da jornada dos estudantes, por meio do Programa Mais Educação São Paulo, nas aulas que acontecem no Laboratório de Informática, na Sala de Leitura e em todos os outros momentos que os alunos tivessem oportunidade dentro do ambiente escolar, de forma dinâmica e autônoma.

Mostras – anualmente são realizados eventos que visam apresentar as produções das turmas para toda a escola. Em 2017, o evento tornou-se maior. A escola organizou a I Mostra de Curtas Metragens do Cine Clube Sebastião Salgado, realizada no Teatro do Centro Educacional Unificado (CEU) São Rafael, que fica próximo à unidade escolar. Comunidade e todos os alunos da EMEF assistiram à mostra, que ocorreu em dois turnos.

A escola reflete ainda sobre a possibilidade de organizar uma II Mostra de Curtas Metragens, em agosto de 2018, e abrir inscrição para outras unidades educacionais participarem.

Acesse o canal do Cine Clube Sebastião Salgado Emef Alceu Amoroso e assista aos vídeos.