Notícias

EMEF Alceu Amoroso Lima organiza cineclube e mostra de curtas-metragens

Produções tratam de temas como bullying, violência, questões de gênero e identidade

Publicado em: 28/09/2018 11h48 | Atualizado em: 30/11/2020

1a_Mostra_Curtas_EMEF_Alceu_740_x_430.jpg

Estudantes e Professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alceu Amoroso Lima, da Diretoria Regional de Ensino (DRE) São Mateus, organizam um cineclube e uma mostra de curtas-metragens com filmes produzidos na própria unidade. As produções tratam de temas como bullying, violência escolar, desaparecimento de crianças, violência e discriminação de gênero, lendas urbanas e identidade.

A ação teve início em 2014, a partir da discussão sobre temas como violência, igualdade social, racial e de gênero, entre outros. Possui como núcleo orientador os professores de Informática Educativa e da Sala de Leitura, em horários diversificados. A atividade leva crianças, jovens e adultos de toda a escola a refletirem sobre os temas de forma crítica para a construção de uma ação protagonista.

As crianças e jovens se organizam em grupos, iniciam a elaboração do roteiro e a escolha dos elementos que farão parte do filme. Uma vez discutido isso, passam a estudar de qual forma irão sistematizar a narrativa fílmica, aquilo que será adaptado de alguma literatura, os cenários e a sua fotografia. Fazem pesquisa, leituras, entrevistas e procuram o diálogo com as literaturas existentes.

A fase seguinte é a filmagem. Na sequência, após a revisão dos filmes e edição e ao longo de todo o processo, são realizadas discussões, reflexões, avaliações e autoavaliações sobre a narrativa que está sendo construída.

O projeto é desenvolvido sob a orientação das educadoras Edna Ap. da Costa Garcia e Maria Ap. Gonçalves Pereira, ambas Professoras Orientadoras de Sala de Leitura, e Kelvin Teixeira de Menezes Araújo, Professor Orientador de Informática Educativa. Eles contam que o projeto foi desenhado para ser desenvolvido durante a extensão da jornada dos estudantes, por meio do Programa Mais Educação São Paulo, nas aulas que acontecem no Laboratório de Informática, na Sala de Leitura e em todos os outros momentos que os alunos tivessem oportunidade dentro do ambiente escolar, de forma dinâmica e autônoma.

Mostras – anualmente são realizados eventos que visam apresentar as produções das turmas para toda a escola. Em 2017, o evento tornou-se maior. A escola organizou a I Mostra de Curtas Metragens do Cine Clube Sebastião Salgado, realizada no Teatro do Centro Educacional Unificado (CEU) São Rafael, que fica próximo à unidade escolar. Comunidade e todos os alunos da EMEF assistiram à mostra, que ocorreu em dois turnos.

A escola reflete ainda sobre a possibilidade de organizar uma II Mostra de Curtas Metragens, em agosto de 2018, e abrir inscrição para outras unidades educacionais participarem.

Acesse o canal do Cine Clube Sebastião Salgado Emef Alceu Amoroso e assista aos vídeos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de uma roda de contação de história com a professora e os estudantes em ambiente escolar.
Foto de um homem negro sorrindo de braços cruzados na frente de uma lousa com equações matemáticas.

SME divulga resultado da escolha de vagas feitas em formato informatizado

Publicado em: 20/02/2024 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher negra mexendo nos lápis e canetas com livros na mesa

Polos da UniCEU estão com inscrições abertas para curso de Pedagogia

Publicado em: 20/02/2024 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Saúde Oftalmológica

Prefeitura de São Paulo retoma Programa de Avaliação Oftalmológica em estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 19/02/2024 5h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachada do Cei Bispo Roger Douglas Bird

Prefeitura inaugura creche Bispo Roger Bird na região de Cidade Ademar

Publicado em: 19/02/2024 2h34 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.425