Notícias

EMEBS Anne Sullivan realiza evento para posse do Grêmio Estudantil

A cerimônia ocorreu na Unidade Escolar com a presença das famílias dos estudantes integrantes do Grêmio e entrega de certificados

Publicado em: 01/06/2023 16h51 | Atualizado em: 01/06/2023
Foto das pessoas presentes na cerimônia de posse do grêmio da EMEBS

Luís Felipe Rodrigues da Silva, presidente do Grêmio Estudantil da EMEBS Anne Sullivan

“Um Grêmio em uma escola de surdos é a representação da potencialização dada aos alunos para o desenvolvimento da atitude cidadã deles e o sentimento de pertencimento à escola e à sociedade”.

A frase acima da Coordenadora Pedagógica (CP) Denise Emmett, da EMEBS Anne Sullivan, se relaciona diretamente com a questão da Educação Inclusiva, ponto tão fundamental para a sociedade atual e que é constantemente cobrado pelo Currículo da Cidade.

“Acessibilidade e inclusão não é só construir uma rampa, colocar uma barra e/ou contratar um (a) intérprete de libras. É também dar voz a essas pessoas e permitir que elas expressem suas vontades, desejos e opiniões”, finalizou a CP.

Sendo essa Unidade Escolar (UE) um exemplo de inclusão social na área da Educação – já que é uma escola bilíngue para crianças surdas e acolhe esse grupo de crianças tão marginalizado pelo processo educacional como um todo -, foi realizado, no dia 26/05, um evento para comemorar a posse do Grêmio Estudantil da escola, que é integrado por alunos do 4° ao 9° ano.

A celebração foi voltada para os estudantes e contou com a presença dos familiares para comemorar essa conquista tão essencial, a qual enaltece o aspecto da formação cidadã das crianças e a importância que um Grêmio tem para impactar no processo educativo dos alunos.

“Hoje em dia, temos que ter uma gestão democrática e que conte com a participação direta dos alunos. Por isso o Grêmio Estudantil é fundamental, já que, através dele, as crianças exercem seu direito de cidadania e emitem opiniões sobre o que desejam mudar na escola”, afirmou o diretor Valter Rodrigues.

Durante a cerimônia, as professoras Renata Monteiro de Camargo e Cleide Regina Ribeiro Barbosa, que lideram o Grêmio – juntamente com a docente Inay Mendes Rijo, a qual não estava presente no evento -, ressaltaram o engajamento dos estudantes para a realização das tarefas e elogiaram a questão de eles realmente terem compreendido a importância do Grêmio para a melhora de vida deles.

Os instrutores Leandro Abud Fonseca e Paula Oliveira Sales também discursaram, já que são profissionais de referência contratados para fazer a relação entre a língua e a identidade das pessoas surdas na escola e têm ótimo vínculo com as crianças.

Posteriormente, foi a vez do presidente do Grêmio, Luís Felipe Rodrigues da Silva, do 9°B, falar em nome do grupo e apresentar seus respectivos integrantes. Considerando que “a intenção da agremiação é planejar festas, campeonatos, organizar eventos e melhorar a vida dos alunos de um modo geral”, como afirmou Luís.

Para encerrar o evento, foram entregues certificados homenageando os integrantes do Grêmio. No documento, estão inseridos os nomes, o tema a ser debatido em 2023 (o qual é definido anualmente e esse ano foi “Cultura de paz”) e o juramento de responsabilidade do grupo: “Papel do Grêmio na escola é atuar com responsabilidade e compromisso para defender os interesses de todos os estudantes sem qualquer distinção de raça, credo político ou religioso, orientação sexual ou quaisquer outras formas de discriminação, firmando uma parceria democrática com a equipe gestora, coordenadores, professores, funcionários”.

 

Confira a composição do Grêmio:

Vice-presidente – Nicolas dos Santos Carrasco (9°A)
Mídia e divulgação – Sofia Brito Pedro (8°A), Bárbara Letícia Fernandes Moura (9°A) e Yasmim Ferreira Batista (5°A)
Esportes – Lorena Silva Barbosa (6°B), Gabriel Melo da Silva (7°A), Ana Júlia Lima (6°B), Cassiane de Jesus Ferreira Andrade (4°A) e Alana de Oliveira Rehem (4°A)
Cultura – Miguel Fabiano do Nascimento Pereira (5°B), Caroline Ferreira de Lima (5°B), Kauan Silva Lima (4°A) e Carlos Eduardo Ferreira Calaça (5°B)
Secretaria – João Vitor Rodrigues da Silva (7°A), Taylane Tavares da Silva (9°B), Maria Eduarda Medalla Viana (9°B) e Yasmin Luana Moura da Silva (6°B)

Confira as fotos:

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de uma roda de contação de história com a professora e os estudantes em ambiente escolar.
Foto de um homem negro sorrindo de braços cruzados na frente de uma lousa com equações matemáticas.

SME divulga resultado da escolha de vagas feitas em formato informatizado

Publicado em: 20/02/2024 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher negra mexendo nos lápis e canetas com livros na mesa

Polos da UniCEU estão com inscrições abertas para curso de Pedagogia

Publicado em: 20/02/2024 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Saúde Oftalmológica

Prefeitura de São Paulo retoma Programa de Avaliação Oftalmológica em estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 19/02/2024 5h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachada do Cei Bispo Roger Douglas Bird

Prefeitura inaugura creche Bispo Roger Bird na região de Cidade Ademar

Publicado em: 19/02/2024 2h34 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.425