EMEBS Anne Sullivan realiza evento para posse do Grêmio Estudantil

A cerimônia ocorreu na Unidade Escolar com a presença das famílias dos estudantes integrantes do Grêmio e entrega de certificados

Publicado em: 01/06/2023 16h51 | Atualizado em: 01/06/2023
Foto das pessoas presentes na cerimônia de posse do grêmio da EMEBS

Luís Felipe Rodrigues da Silva, presidente do Grêmio Estudantil da EMEBS Anne Sullivan

“Um Grêmio em uma escola de surdos é a representação da potencialização dada aos alunos para o desenvolvimento da atitude cidadã deles e o sentimento de pertencimento à escola e à sociedade”.

A frase acima da Coordenadora Pedagógica (CP) Denise Emmett, da EMEBS Anne Sullivan, se relaciona diretamente com a questão da Educação Inclusiva, ponto tão fundamental para a sociedade atual e que é constantemente cobrado pelo Currículo da Cidade.

“Acessibilidade e inclusão não é só construir uma rampa, colocar uma barra e/ou contratar um (a) intérprete de libras. É também dar voz a essas pessoas e permitir que elas expressem suas vontades, desejos e opiniões”, finalizou a CP.

Sendo essa Unidade Escolar (UE) um exemplo de inclusão social na área da Educação – já que é uma escola bilíngue para crianças surdas e acolhe esse grupo de crianças tão marginalizado pelo processo educacional como um todo -, foi realizado, no dia 26/05, um evento para comemorar a posse do Grêmio Estudantil da escola, que é integrado por alunos do 4° ao 9° ano.

A celebração foi voltada para os estudantes e contou com a presença dos familiares para comemorar essa conquista tão essencial, a qual enaltece o aspecto da formação cidadã das crianças e a importância que um Grêmio tem para impactar no processo educativo dos alunos.

“Hoje em dia, temos que ter uma gestão democrática e que conte com a participação direta dos alunos. Por isso o Grêmio Estudantil é fundamental, já que, através dele, as crianças exercem seu direito de cidadania e emitem opiniões sobre o que desejam mudar na escola”, afirmou o diretor Valter Rodrigues.

Durante a cerimônia, as professoras Renata Monteiro de Camargo e Cleide Regina Ribeiro Barbosa, que lideram o Grêmio – juntamente com a docente Inay Mendes Rijo, a qual não estava presente no evento -, ressaltaram o engajamento dos estudantes para a realização das tarefas e elogiaram a questão de eles realmente terem compreendido a importância do Grêmio para a melhora de vida deles.

Os instrutores Leandro Abud Fonseca e Paula Oliveira Sales também discursaram, já que são profissionais de referência contratados para fazer a relação entre a língua e a identidade das pessoas surdas na escola e têm ótimo vínculo com as crianças.

Posteriormente, foi a vez do presidente do Grêmio, Luís Felipe Rodrigues da Silva, do 9°B, falar em nome do grupo e apresentar seus respectivos integrantes. Considerando que “a intenção da agremiação é planejar festas, campeonatos, organizar eventos e melhorar a vida dos alunos de um modo geral”, como afirmou Luís.

Para encerrar o evento, foram entregues certificados homenageando os integrantes do Grêmio. No documento, estão inseridos os nomes, o tema a ser debatido em 2023 (o qual é definido anualmente e esse ano foi “Cultura de paz”) e o juramento de responsabilidade do grupo: “Papel do Grêmio na escola é atuar com responsabilidade e compromisso para defender os interesses de todos os estudantes sem qualquer distinção de raça, credo político ou religioso, orientação sexual ou quaisquer outras formas de discriminação, firmando uma parceria democrática com a equipe gestora, coordenadores, professores, funcionários”.

Confira a composição do Grêmio:

Vice-presidente – Nicolas dos Santos Carrasco (9°A)
Mídia e divulgação – Sofia Brito Pedro (8°A), Bárbara Letícia Fernandes Moura (9°A) e Yasmim Ferreira Batista (5°A)
Esportes – Lorena Silva Barbosa (6°B), Gabriel Melo da Silva (7°A), Ana Júlia Lima (6°B), Cassiane de Jesus Ferreira Andrade (4°A) e Alana de Oliveira Rehem (4°A)
Cultura – Miguel Fabiano do Nascimento Pereira (5°B), Caroline Ferreira de Lima (5°B), Kauan Silva Lima (4°A) e Carlos Eduardo Ferreira Calaça (5°B)
Secretaria – João Vitor Rodrigues da Silva (7°A), Taylane Tavares da Silva (9°B), Maria Eduarda Medalla Viana (9°B) e Yasmin Luana Moura da Silva (6°B)

Confira as fotos:

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação