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EduCOP 30 envolve estudantes da Rede Municipal em debates sobre clima e projetos de intervenção

Programação online segue até 27 de novembro com podcast, aulões e produções estudantis

Publicado em: 19/11/2025 16h30 | Atualizado em: 19/11/2025
Imagem com fundo verde e o texto "EduCop 30" e os ícones de um megafone e um microfone.

Na semana de encerramento da COP 30, em Belém, o Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME) promove a “EduCOP 30 – Discutindo as mudanças climáticas a partir dos territórios”, em parceria com o Grupo de Trabalho (GT) “Educação Socioambiental nos 4 Cantos da Cidade”. 

A programação online conta com atividades até 27 de novembro. A iniciativa reúne professores e estudantes da Rede Municipal de Ensino em ações que articulam educação para o clima, protagonismo estudantil e criação de projetos locais de intervenção.

Entre as ações há aulões de educomunicação, lives e episódios especiais de podcast que discutem emergências climáticas, fortalecimento das comunidades e comunicação de projetos. As atividades também contam com o apoio do Programa Imprensa Jovem. 

Entre os destaques estão o aulão conduzido pelo educomunicador Carlos Lima sobre “Criação e Comunicação de Projetos de Intervenção Social”; o bate-papo sobre Cineclube EcoParque com EMEF Philó Gonçalves; a ação “Entrevista Intergeracional”, que envolve estudantes na investigação das mudanças ambientais em seus territórios; a live “Educomunicação socioambiental e Arte!” com a EMEF Águas de Março;  e o podcast “É Preto ou Negro?”, produzido pela EMEF Dr. José Augusto César Salgado, com gravação ao vivo e participação de convidados. A atividade será registrada pela TV Cultura para o programa Boas Práticas Escolares.

A programação também pode ser acessada no canal do Youtube da Educomunicação e novas atividades serão incluídas. 

Sobre o Grupo de Trabalho  

O Grupo de Trabalho (GT) de Educomunicação Socioambiental – “Emergências Climáticas nos 4 Cantos da Cidade”, formado por educadores e estudantes de diferentes regiões da capital. O GT surgiu a partir das formações do curso Educom&Clima e do projeto Estudante Mediador dos ODS, que têm fortalecido a educação para o clima e o protagonismo estudantil nas escolas.

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