Notícias
EDUCOM marca presença no III Encontro Brasileiro de Governo Aberto
Núcleo de Educomunicação apresenta sua trajetória como proposta de gestão democrática
Publicado em: 07/12/2018 18h28 | Atualizado em: 30/11/2020Nos dias 4 e 5 de novembro, aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil o III Encontro Brasileiro de Governo Aberto III. O evento reuniu especialistas, ativistas e representantes do poder público do Brasil e de países da América Latina para o debate de propostas e apresentação de iniciativas para modernizar o acesso de dados públicos pela sociedade.
O Coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Carlos Lima, a convite da Secretaria Municipal de Gestão, apresentou, no evento, a trajetória do Núcleo, marcada pela participação dos estudantes para uma comunicação democrática e para a promoção da Cultura de Paz na comunidade escolar.
Política pública de Educação instituída como Lei Municipal 13.941 – Programa Educom – Educomunicação pelas Ondas do Rádio, a proposta é desenvolvida há quase 18 anos nas escolas municipais da capital paulista. O projeto Educom.Rádio iniciou suas ações para o combate à violência na escola por meio da Rádio Escolar. Como Programa Nas Ondas do Rádio – portaria SME-5792/09, ampliou suas possibilidades pedagógicas na escola, com a participação dos estudantes em projetos de Educação Integral em tempo Integral que abordam diferentes linguagens. Agora como Núcleo EDUCOM, setor dedicado ao desenvolvimento da Educomunicação, participa da implementação do Currículo integrando a proposta de Educomunicação às diferentes áreas do saber.
Para Carlos Lima, “o caminho para promover a cultura de participação dos estudantes na escola pública passa pela formação dos educadores”. Ainda segundo o coordenador, “é na formação que os mecanismos e conhecimentos sobre processos de comunicação utilizados pelas novas gerações podem ser compreendidos e, assim, tornarem-se aliados na mobilização dos estudantes para a construção de conhecimentos significativos”.
Atualmente o Núcleo de Educomunicação oferece uma média de 2 mil vagas por ano em 15 cursos e formação EAD para 1 mil estudantes que desenvolvem o Programa Imprensa Jovem.
O III Encontro Brasileiro de Governo Aberto trouxe a perspectiva de que a participação, o controle e a intervenção na sociedade são fundamentais na manutenção de um estado democrático. Neste sentido, a Educomunicação tem papel importante nas políticas de Governo Aberto, já que contribui para o fortalecimento do diálogo”, aponta Carlos.
Acesse a apresentação – Educomunicação e Gestão Democrática
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede UniCEU: confira a programação do mês de outubro
Secretaria Municipal de Educação
SME e Sociedade Vegetariana Brasileira promovem curso sobre cardápio escolar sustentável
Secretaria Municipal de Educação
SME disponibiliza ingressos para shows de Lenine, Ana Carolina e Diogo Nogueira
Secretaria Municipal de Educação
Congresso da Rede Municipal começa nesta quarta com debates, oficinas e rodas de conversa com referências da Educação
Educação de Jovens e Adultos
Último dia da 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP
Secretaria Municipal de Educação
Módulo II do curso “Suporte Didático em Língua Italiana” está com inscrições abertas
Relacionadas

Rede UniCEU: confira a programação do mês de outubro
Publicado em: 03/10/2023 3h37 - em Secretaria Municipal de Educação

SME e Sociedade Vegetariana Brasileira promovem curso sobre cardápio escolar sustentável
Publicado em: 03/10/2023 3h37 - em Secretaria Municipal de Educação

SME disponibiliza ingressos para shows de Lenine, Ana Carolina e Diogo Nogueira
Publicado em: 03/10/2023 1h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Congresso da Rede Municipal começa nesta quarta com debates, oficinas e rodas de conversa com referências da Educação
Publicado em: 03/10/2023 11h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Último dia da 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP
Publicado em: 29/09/2023 5h54 - em Educação de Jovens e Adultos