Educadores participam de formação sobre coronavírus

Ação foi realizada pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação

Publicado em: 07/02/2020 18h14 | Atualizado em: 06/08/2021
Design Sem Nome (6)

A prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu nesta sexta feira (7), a capacitação sobre o coronavírus para educadores das 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE) da capital. A ideia é preparar os profissionais para identificar e encaminhar corretamente os casos suspeitos para os equipamentos de saúde.

O evento aconteceu na sede da SMS e foi organizado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), e tratou do coronavírus (CoV), que faz parte de uma grande família viral que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

O treinamento incluiu informações sobre situação epidemiológica, manejo clínico, biossegurança, dúvidas sobre o coronavírus e recomendações técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde. A intenção é que os profissionais em treinamento disseminem em seus territórios as informações sobre o vírus e identifique as melhores práticas a serem adotadas em casos suspeitos.

Outras ações

Também em parceria com a SME, a Saúde vai realizar ações nas escolas municipais como: vacinação contra o Sarampo e Pólio, orientação de prevenção contra a Dengue para os alunos e sobre o coronavírus para os professores.

A iniciativa conjunta propiciará nas escolas momentos conscientização e sensibilização com as famílias sobre a importância de manter atualizado o calendário vacinal e cuidados básicos para a não proliferação de insetos como o mosquito da dengue (aedes aegypti) e de vírus como o coronavírus.

Agentes de saúde atuarão em todas as unidades educacionais que atendem bebês e crianças de 6 meses à 5 anos, entre os dias 6 e 14 de fevereiro. Ação visa diminuir casos das doenças no Município de São Paulo.

Mais informações sobre sobre o Coronavírus.