Educadores iniciam formações do Projeto Pequenos Gigantes

Primeiro momento das formações contemplará 1802 profissionais

Publicado em: 01/07/2016 11h32 | Atualizado em: 30/11/2020

pequenos_gigantes_01_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, por meio de Termo de Cooperação com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-SP) iniciou a formação e o acompanhamento de 1802 educadores no projeto “Pequenos Gigantes”. A ação é voltada para os professores que trabalham nos Centros de Educação Infantil (CEI) com vínculo Indireto e Conveniado e abordará questões sobre o desenvolvimento infantil.

A formação proporcionará o aprofundamento de conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil para uma atuação integrada e proativa no caso de sinais de atraso do desenvolvimento.

Para Adriana Gomes da Silva Azevedo, Coordenadora do Centro de Formação e Apoio à Inclusão (CEFAI) na DRE Ipiranga o Projeto “Pequenos Gigantes” pressupõe apurar o olhar ao desenvolvimento de bebês e crianças de 0 a 3 anos. “A formação ajudará a visualização de mais possibilidades de estimulação e aprendizados, considerando as potencialidades e singularidades de cada um, pois esses pequenos serão grandes cidadãos ativos em nossa sociedade”.

O projeto será desenvolvido nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE) que compreendem a capital paulista e acontecerá em quatro etapas organizadas da seguinte forma:

Etapa 1 – Estudo do Cenário.

Etapa 2 – Formação Presencial

Etapa 3 – Assessorias em Campo e à Distância

Etapa 4 – Desenvolvimento do Produto Final – Guia.

“O projeto é uma rica oportunidade de discutirmos com educadores dos CEIs o desenvolvimento integral da criança pequena aguçando o olhar atento dos educadores para a infância e seus diferentes contextos. É o momento de aproximar os educadores da primeira infância às redes protetivas disponíveis e principalmente fortalecê-los no trabalho pedagógico em prol de uma educação inclusiva”, disse Camila Ramos, Coordenadora do Centro de Formação e Apoio à Inclusão (CEFAI) da DRE Jaçanã Tremembé e que acompanha a ação na região.

Projeto Pequenos Gigantes – O Projeto acontecerá em quatro etapas e envolverá o estudo do cenário com a articulação entre a APAE e a SME, por meio das Diretorias de Educação Especial e de Educação Infantil, Diretorias Regionais de Educação, e Unidades Escolares. Qualificação profissional, assessoria em campo e a disseminação dos conhecimentos estão previstas nas etapas. Nos dois primeiros momentos cerca de 3.600 educadores estarão envolvidos.

Fotografia mostra o ambiente de uma biblioteca, com estante de livros, mesas e cadeiras e puffs.

CEUs estão com programação especial nas bibliotecas

Publicado em: 24/04/2024 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Imprensa Jovem
Imagem com o texto

Manual para participar do Prêmio Parlamento Jovem Paulistano 2024 está disponível

Publicado em: 23/04/2024 5h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Cei Elza Soares

Prefeitura inaugura creche em homenagem à cantora Elza Soares na região do Jaçanã

Publicado em: 23/04/2024 4h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do Theatro Municipal da parte externa toda iluminada durante a noite.

Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS

Publicado em: 22/04/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação