Notícias

Educadores iniciam formações do Projeto Pequenos Gigantes

Primeiro momento das formações contemplará 1802 profissionais

Publicado em: 01/07/2016 11h32 | Atualizado em: 30/11/2020

pequenos_gigantes_01_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, por meio de Termo de Cooperação com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-SP) iniciou a formação e o acompanhamento de 1802 educadores no projeto “Pequenos Gigantes”. A ação é voltada para os professores que trabalham nos Centros de Educação Infantil (CEI) com vínculo Indireto e Conveniado e abordará questões sobre o desenvolvimento infantil.

A formação proporcionará o aprofundamento de conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil para uma atuação integrada e proativa no caso de sinais de atraso do desenvolvimento.

Para Adriana Gomes da Silva Azevedo, Coordenadora do Centro de Formação e Apoio à Inclusão (CEFAI) na DRE Ipiranga o Projeto “Pequenos Gigantes” pressupõe apurar o olhar ao desenvolvimento de bebês e crianças de 0 a 3 anos. “A formação ajudará a visualização de mais possibilidades de estimulação e aprendizados, considerando as potencialidades e singularidades de cada um, pois esses pequenos serão grandes cidadãos ativos em nossa sociedade”.

O projeto será desenvolvido nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE) que compreendem a capital paulista e acontecerá em quatro etapas organizadas da seguinte forma:

Etapa 1 – Estudo do Cenário.

Etapa 2 – Formação Presencial

Etapa 3 – Assessorias em Campo e à Distância

Etapa 4 – Desenvolvimento do Produto Final – Guia.

“O projeto é uma rica oportunidade de discutirmos com educadores dos CEIs o desenvolvimento integral da criança pequena aguçando o olhar atento dos educadores para a infância e seus diferentes contextos. É o momento de aproximar os educadores da primeira infância às redes protetivas disponíveis e principalmente fortalecê-los no trabalho pedagógico em prol de uma educação inclusiva”, disse Camila Ramos, Coordenadora do Centro de Formação e Apoio à Inclusão (CEFAI) da DRE Jaçanã Tremembé e que acompanha a ação na região.

Projeto Pequenos Gigantes – O Projeto acontecerá em quatro etapas e envolverá o estudo do cenário com a articulação entre a APAE e a SME, por meio das Diretorias de Educação Especial e de Educação Infantil, Diretorias Regionais de Educação, e Unidades Escolares. Qualificação profissional, assessoria em campo e a disseminação dos conhecimentos estão previstas nas etapas. Nos dois primeiros momentos cerca de 3.600 educadores estarão envolvidos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas crianças pequenas se alimentando em um ambiente escolar

Práticas da Educação Municipal são apresentadas na Semana da Primeira Infância

Publicado em: 05/08/2022 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Ptrf

Confira aqui os valores do PTRF recebidos pelas escolas municipais em 2021

Publicado em: 05/08/2022 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de estudantes participande de competição de xadrez

Conheça as escolas vencedoras da Final Municipal de Xadrez por Equipes

Publicado em: 04/08/2022 6h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de quatro estudantes em volta da mesa desmontando um computador portátil. Eles usam colete amarelo e estudam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan .
Fotografia de uma quadra poliesportiva coberta, enfeitada com bandeirinhas coloridas. É noite e iluminação está ligada.

Prefeitura de SP entrega obra de cobertura de quadra poliesportiva em escola da rede municipal

Publicado em: 03/08/2022 10h54 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.259