Notícias

Educadores iniciam formações do Projeto Pequenos Gigantes

Primeiro momento das formações contemplará 1802 profissionais

Publicado em: 01/07/2016 11h32 | Atualizado em: 30/11/2020

pequenos_gigantes_01_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, por meio de Termo de Cooperação com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-SP) iniciou a formação e o acompanhamento de 1802 educadores no projeto “Pequenos Gigantes”. A ação é voltada para os professores que trabalham nos Centros de Educação Infantil (CEI) com vínculo Indireto e Conveniado e abordará questões sobre o desenvolvimento infantil.

A formação proporcionará o aprofundamento de conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil para uma atuação integrada e proativa no caso de sinais de atraso do desenvolvimento.

Para Adriana Gomes da Silva Azevedo, Coordenadora do Centro de Formação e Apoio à Inclusão (CEFAI) na DRE Ipiranga o Projeto “Pequenos Gigantes” pressupõe apurar o olhar ao desenvolvimento de bebês e crianças de 0 a 3 anos. “A formação ajudará a visualização de mais possibilidades de estimulação e aprendizados, considerando as potencialidades e singularidades de cada um, pois esses pequenos serão grandes cidadãos ativos em nossa sociedade”.

O projeto será desenvolvido nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE) que compreendem a capital paulista e acontecerá em quatro etapas organizadas da seguinte forma:

Etapa 1 – Estudo do Cenário.

Etapa 2 – Formação Presencial

Etapa 3 – Assessorias em Campo e à Distância

Etapa 4 – Desenvolvimento do Produto Final – Guia.

“O projeto é uma rica oportunidade de discutirmos com educadores dos CEIs o desenvolvimento integral da criança pequena aguçando o olhar atento dos educadores para a infância e seus diferentes contextos. É o momento de aproximar os educadores da primeira infância às redes protetivas disponíveis e principalmente fortalecê-los no trabalho pedagógico em prol de uma educação inclusiva”, disse Camila Ramos, Coordenadora do Centro de Formação e Apoio à Inclusão (CEFAI) da DRE Jaçanã Tremembé e que acompanha a ação na região.

Projeto Pequenos Gigantes – O Projeto acontecerá em quatro etapas e envolverá o estudo do cenário com a articulação entre a APAE e a SME, por meio das Diretorias de Educação Especial e de Educação Infantil, Diretorias Regionais de Educação, e Unidades Escolares. Qualificação profissional, assessoria em campo e a disseminação dos conhecimentos estão previstas nas etapas. Nos dois primeiros momentos cerca de 3.600 educadores estarão envolvidos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma professora com os bebês na sala.

Prefeitura de São Paulo autoriza nomeação de 1.139 profissionais da educação

Publicado em: 12/06/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes sentados em um auditório assistem a uma projeção sobre sustentabilidade. Na tela aparecem o símbolo da reciclagem e uma muda de planta. Elementos relacionados à educação ambiental, como lixeiras para coleta seletiva e ilustrações de árvores, compõem o ambiente.

Narrativas do Clima mobiliza escolas para reflexão sobre resíduos e sustentabilidade

Publicado em: 12/06/2026 11h17 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Quatro adultos estão na frente de uma sala de aula falando com estudantes adolescentes

Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/06/2026 12h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Gremios Estudantis

Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar 

Publicado em: 11/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia mostra uma mulher a frente de um auditório. Ela fala com as pessoas da platéia com um microfone. A maiorria das pessoas que estão sentadas estão com o uniforme da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar 

Publicado em: 10/06/2026 5h19 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.670