Notícias

Estudantes apresentam propostas para mitigação das mudanças climáticas

Evento conta com a parceria da Unesco e Fórmula E, que está em São Paulo neste mês

Publicado em: 04/12/2024 17h27 | Atualizado em: 05/12/2024
Três pessoas sentadas em cadeiras em um palco. Duas adolescentes, uma com roupas pretas e outra com um colete laranja. Ao lado, um homem com camiseta azul.

Cerca de 150 educadores e estudantes da Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo apresentaram um projeto de intervenção social relacionado à sustentabilidade e mitigação das mudanças climáticas na comunidade escolar no CEU Aricanduva, nesta quarta-feira (4). O evento faz parte da Semana da Sustentabilidade, que organizou rodas de conversas e vivências nos CEUs Parque Veredas, Quinta do Sol, Vila Atlântica e Aricanduva, e levará os estudantes para os treinos da Fórmula E.

Os participantes são aqueles que se destacaram na proposta formativa “Imprensa Jovem: Estudantes Mediadores dos ODS”. O curso foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação para promover a sustentabilidade e mitigação das mudanças climáticas com educadores e educandos por meio de um processo formativo.  Foi realizado entre os dias 7 de outubro e 29 de setembro e contou com 200 vagas para os educadores da rede. 

A partir do conteúdo apresentado, os educadores, em conjunto com os estudantes do Programa Imprensa Jovem de suas respectivas escolas, deveriam elaborar um projeto de intervenção social com o objetivo de mitigar os efeitos das mudanças climáticas na comunidade escolar. Cerca de 60 trabalhos foram realizados pelos educadores e as 10 propostas mais inovadores e criativas foram selecionadas para apresentar o projeto para os demais educadores e representantes da Universidade de São Paulo (USP), Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), Unesco e Fórmula E, que está em São Paulo neste mês para o São Paulo E-Prix 2024 e apoia a iniciativa. 

As escolas produziram um vídeo de aproximadamente 2 minutos que foi apresentado em um evento no CEU Aricanduva, nesta quarta-feira (4). Os conteúdos estão disponíveis no canal do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação, neste link

Para o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, a ação simboliza o compromisso da educação paulistana com uma educação pautada na sustentabilidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “É uma iniciativa que segue os princípios do Currículo da Cidade de mobilizar e potencializar experiências educativas focadas na construção de uma sociedade justa e ecologicamente equilibrada”, apontou. 

A parceria com a Fórmula E ainda vai contar com uma oportunidade das escolas selecionadas acompanharem de perto os treinos da corrida São Paulo E-Prix 2024, realizada no Sambódromo do Anhembi na próxima sexta-feira (6). A parceria se deve à temática de sustentabilidade ser um dos pilares da Unesco e também da Fórmula E, que é a primeira competição global de automobilismo com a marca de zero emissão de carbono. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Professora interagindo com duas crianças em uma Classe hospitalar

SME abre processo seletivo para professores atuarem em classes hospitalares

Publicado em: 15/07/2022 2h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um menino sentado à mesa com seu prato de refeição com arroz, feijão, folhas verdes e carne. A criança veste camisa polo azul marinho com pequenos símbolos de âncora. Ele olha para a câmera sorrindo e fazendo sinal de positivo.

Pela primeira vez, Prefeitura de SP serve refeições aos estudantes da Rede Municipal nas férias

Publicado em: 15/07/2022 11h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Cartaz informativo de inscrição no CELP

Inscrições CELP – Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Publicado em: 15/07/2022 9h01 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de estudantes manuseando microscópios

Rede UniCEU recebe inscrições para Especialização em Ciência e Tecnologia

Publicado em: 14/07/2022 2h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Centro de Estudos de Línguas Paulistano
1 238 239 240 241 242 1.500