Notícias

Educadores da Rede Municipal elaboram material com dicas para uma Educação Antirracista

Conteúdo foi produzido por 22 professores da EMEI Jardim Ideal e contou com contribuições de colaboradores atuantes na luta antirracista

Publicado em: 30/06/2020 11h23 | Atualizado em: 01/10/2021
Imagem com fundo laranja escrito ao centro "Para uma Educação Antirracista".

A equipe de educadores da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jardim Ideal, localizada no extremo sul da capital, construiu um material com dicas “Para uma educação antirracista”, com objetivo de colaborar com as reflexões e ações para o período em que a sociedade vive no momento.

O material foi produzido por 22 educadores e educadoras da unidade e contou com contribuições de 7 pessoas atuantes na luta antirracista (abre link PDF), dentre eles, Músico, Sociólogo, Professores e escritores com lugar de fala para fazer as considerações sobre o material.

O conteúdo apresenta 16 dicas para que as crianças, estudantes, educadores e famílias possam valorizar a diversidade e romper com preconceitos e estereótipos, possibilitando o convívio em um ambiente adequado para que as crianças possam construir suas identidades de forma positiva.

A iniciativa da escola ganhou grande repercussão nas redes sociais gerando comentários positivos e compartilhamentos do material. A ação é um compromisso diário da escola por meio de escolhas e práticas pedagógicas com estudantes e educadores.

O trabalho está fundamentado no material pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o Currículo da Cidade, tendo como princípios norteadores, a educação integral e inclusiva para a promoção da justiça social.

A Coordenadora Pedagógica da unidade, Janaína Martins, comentou sobre o processo de elaboração do material, “escrevemos a primeira edição e enviamos para pessoas atuantes na luta antirracista e com lugar de fala para fazer as considerações, esse processo foi mais rico, pois cada pessoa foi provocando reflexões e fomos revendo alguns conceitos, ampliando o olhar e dando a certeza que ainda temos muito a aprender”, observa Janaína.

O material com as dicas antirracistas pode ser acessado clicando neste link (abre link PDF).

Outras duas matérias recentes foram publicadas relatando o trabalho realizado pela equipe desta unidade educacional. A primeira foi escrita e divulgada pela BBC News Brasil falando sobre o projeto pedagógico antirracista realizado por duas Unidades Educacionais de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino: EMEI Jardim Ideal e EMEI Nelson Mandela. A segunda é do Movimento de Inovação na Educação como o tema: Como praticar a educação antirracista.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300