Notícias

Educadores da Rede Municipal elaboram material com dicas para uma Educação Antirracista

Conteúdo foi produzido por 22 professores da EMEI Jardim Ideal e contou com contribuições de colaboradores atuantes na luta antirracista

Publicado em: 30/06/2020 11h23 | Atualizado em: 01/10/2021
Imagem com fundo laranja escrito ao centro "Para uma Educação Antirracista".

A equipe de educadores da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jardim Ideal, localizada no extremo sul da capital, construiu um material com dicas “Para uma educação antirracista”, com objetivo de colaborar com as reflexões e ações para o período em que a sociedade vive no momento.

O material foi produzido por 22 educadores e educadoras da unidade e contou com contribuições de 7 pessoas atuantes na luta antirracista (abre link PDF), dentre eles, Músico, Sociólogo, Professores e escritores com lugar de fala para fazer as considerações sobre o material.

O conteúdo apresenta 16 dicas para que as crianças, estudantes, educadores e famílias possam valorizar a diversidade e romper com preconceitos e estereótipos, possibilitando o convívio em um ambiente adequado para que as crianças possam construir suas identidades de forma positiva.

A iniciativa da escola ganhou grande repercussão nas redes sociais gerando comentários positivos e compartilhamentos do material. A ação é um compromisso diário da escola por meio de escolhas e práticas pedagógicas com estudantes e educadores.

O trabalho está fundamentado no material pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o Currículo da Cidade, tendo como princípios norteadores, a educação integral e inclusiva para a promoção da justiça social.

A Coordenadora Pedagógica da unidade, Janaína Martins, comentou sobre o processo de elaboração do material, “escrevemos a primeira edição e enviamos para pessoas atuantes na luta antirracista e com lugar de fala para fazer as considerações, esse processo foi mais rico, pois cada pessoa foi provocando reflexões e fomos revendo alguns conceitos, ampliando o olhar e dando a certeza que ainda temos muito a aprender”, observa Janaína.

O material com as dicas antirracistas pode ser acessado clicando neste link (abre link PDF).

Outras duas matérias recentes foram publicadas relatando o trabalho realizado pela equipe desta unidade educacional. A primeira foi escrita e divulgada pela BBC News Brasil falando sobre o projeto pedagógico antirracista realizado por duas Unidades Educacionais de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino: EMEI Jardim Ideal e EMEI Nelson Mandela. A segunda é do Movimento de Inovação na Educação como o tema: Como praticar a educação antirracista.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra um grupo de estudantes em uma biblioteca escolar durante uma atividade de gravação. Em primeiro plano, um adolescente, de costas, segura um celular acoplado a um suporte com iluminação circular (ring light). Ele veste camiseta laranja com a inscrição “Imprensa Jovem” nas costas. Ao fundo, três estudantes também com camisetas laranja estão sentados em bancos altos, em frente a estantes cheias de livros. Um deles segura um celular, enquanto os outros acompanham a atividade. O ambiente é organizado, com estantes de madeira repletas de livros coloridos, sugerindo um espaço de leitura e produção de conteúdo dentro da escola.

Dia do Jornalista: projeto ensina jovens a criarem conteúdos próprios e a combater notícias falsas 

Publicado em: 08/04/2026 10h54 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Fotografia de estudantes observando um leão no Animália Park.

Mais de 10 mil estudantes da rede municipal participam de visita pedagógica ao Animália Park 

Publicado em: 07/04/2026 12h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra três pessoas adultas sentadas lado a lado em uma mesa de trabalho, em ambiente interno bem iluminado por luz natural. À esquerda, um homem de barba curta usa blusa de gola alta clara e segura um tablet, olhando para a tela com concentração. No centro, um homem negro com cabelo curto e óculos de armação escura utiliza um notebook enquanto faz anotações em papel, demonstrando foco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos presos em um rabo de cavalo veste blazer bege e escreve em um caderno, também concentrada. Sobre a mesa há um notebook, papéis, canetas e uma xícara. Ao fundo, há janelas amplas e plantas, sugerindo um ambiente de escritório ou reunião profissional.
Imagem de um palco durante um evento institucional. Ao fundo, há um painel grande em tons de azul e verde a identificação do 68º Congresso Estadual de Municípios da APM. À frente do painel, seis pessoas estão lado a lado, em pé, sorrindo para a foto. Todas usam crachá de identificação. O grupo é composto por homens e mulheres, vestidos com trajes formais e sociais, como ternos, blazer e vestidos. O ambiente é bem iluminado, com destaque para o palco e os participantes.

Secretaria da Educação representa a cidade no 68º Congresso Estadual de Municípios 

Publicado em: 06/04/2026 5h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.642