Notícias
Educadores da Rede Municipal de SP participam de formação sobre comunicação não violenta
Série de palestras continua nesta quinta e vai até novembro; objetivo é contribuir para um ambiente escolar harmonioso
Publicado em: 13/04/2022 14h54 | Atualizado em: 13/04/2022![Fotografia ilustrativa de mãos](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/03/Mediacao-de-conflitos.jpg)
Os educadores que integram as Comissões de Mediação de Conflitos das escolas municipais de São Paulo participam de uma formação sobre comunicação não violenta. Será um ciclo de nove palestras que subsidiam os profissionais para o reconhecimento de alternativas não violentas para a resolução dos conflitos. O trabalho é realizado pela COCEU/Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais em parceria com Instituto Mediapaz.
A primeira palestra ocorreu no mês de março, e a segunda será nesta quinta-feira (14), das 10h às 12h. As formações seguem até novembro (veja cronograma abaixo) e preveem valorizar o respeito à diversidade cultural, tendo em vista a convivência escolar pautada na ética, conforme previsto no Currículo da Cidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
O projeto “Mediação de conflitos, processos circulares e comunicação não violenta (CNV) – Facilitação de Habilidades Comunicacionais” da Secretaria Municipal de Educação atua por meio da prevenção e contribui para a melhoria das relações e do processo de ensino e aprendizagem nas escolas municipais da capital.
Confira o cronograma das palestras:
2ª palestra – 14/04 – das 10h às 12h
Tema: “Mediação de Conflitos escolares”
3ª palestra – 03/05 – das 10h às 12h
Tema: Direitos humanos e legislação pertinente às CMCs da SME
4ª palestra – 07/06 – das 10 às 12h
Tema: O papel da comunicação na gestão dos conflitos e a Comunicação Não-Violenta
5ª palestra – 26/07 – das 10h às 12h
Tema: Práticas Circulares nas Escolas
6ª palestra – 16/08 – das 10h às 12h
Tema: Justiça Restaurativa e os círculos restaurativos nas escolas
7ª palestra – Live: “Setembro Amarelo” – 20/09
Tema: “Bullying, Cyberbullying, Preconceitos, Assédio Moral e Mediação de Conflitos”.
8ª palestra – 18/10 – das 10h às 12h
Tema: Comunicação Assertiva – Importância da implantação de uma cultura de paz nas escolas
9ª palestra – 29/11, das 10h às 12h
Tema: Sensibilização sobre a importância das Comissões de Mediação de Conflitos da SME
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Guaianases Realiza Reunião de Organização do Ano Letivo de 2025 com os CEIs Parceiro
Núcleo Técnico de Currículo
Secretaria Municipal de Educação realiza live sobre segurança na internet no Dia da Internet Segura
Secretaria Municipal de Educação
SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação promove reunião sobre o orçamento de 2025
Secretaria Municipal de Educação
Vestibular em polos da UniCEU estão com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
SME orienta famílias de estudantes matriculados em unidades municipalizadas
Relacionadas
![fotografia do auditório do CEU Barro Branco - Enedina Alves](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-07-at-13.45.10.jpeg)
DRE Guaianases Realiza Reunião de Organização do Ano Letivo de 2025 com os CEIs Parceiro
Publicado em: 10/02/2025 10h46 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
![LIVE Internet Segura](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/tamanho-site-2-825x470.png)
Secretaria Municipal de Educação realiza live sobre segurança na internet no Dia da Internet Segura
Publicado em: 07/02/2025 5h42 - em Núcleo Técnico de Currículo
![grupo de alunos com cartaz](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-07-at-16.45.43-825x470.jpeg)
SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação
Publicado em: 07/02/2025 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação
![Pessoas sentadas de costas para a foto enquanto prestam atenção no gráfico que está na tela.](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/Reuniao-DIOR-825x470.png)
Secretaria Municipal de Educação promove reunião sobre o orçamento de 2025
Publicado em: 07/02/2025 11h23 - em Secretaria Municipal de Educação
![banner de divulgação da Univesp](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/UNIVESP-825x470.png)
Vestibular em polos da UniCEU estão com inscrições abertas
Publicado em: 06/02/2025 5h34 - em Secretaria Municipal de Educação