Notícias

Educadores da Rede Municipal de ensino lançam livro sobre pesquisas e práticas na Educação Especial

Lançamento acontece na próxima quinta (7), na Biblioteca pedagógica da Secretaria Municipal de Educação

Publicado em: 05/11/2019 18h30 | Atualizado em: 30/11/2020
Imagem do livro que será lançado em um fundo verde, com a escrita em cima "Lançamento do Livro".

 

Na próxima quinta-feira (7), a partir das 17h, será lançado na Biblioteca Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), o livro: Quando a Educação Especial de qualidade acontece, escrito por 23 professores especialistas da Rede Municipal de Ensino.

A organizadora responsável pela ação de juntar todos os profissionais interessados em compartilhar estudos e experiências pedagógicas inclusivas no livro foi a Professora Ana Paula de Lima, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Habib Carlos Kyrillos.

Segundo Ana Paula, a iniciativa de publicar o livro surgiu após constatar que poucos profissionais de educação divulgam suas práticas pedagógicas nos meios de comunicação como festivais, prêmios ou até mesmo em livros.

Este é o segundo livro lançado pelo mesmo projeto editorial, a diferença é que nesta nova obra, os 23 professores da Rede Municipal de Ensino são especialistas em temas relacionados na área da educação especial.

O livro é resultado de um projeto editorial chamado Edições Livro Alternativo – De Professores para Professores, criado para auxiliar educadores e autores independentes a publicarem seus escritos de forma autônoma.

A obra foi escrita por mãos de especialistas, oferece um diferencial de estudos na área da Educação Especial, pois apresenta pesquisas e práticas experimentadas por profissionais da educação municipal que atuam e acreditam em ações inclusivas de respeito e de possibilidades para todas as pessoas, independente de suas condições, com valorização nas capacidades que cada um possui.

Os profissionais autores deste livro apresentam um olhar direcionado para o lado humano de cada estudante, enxergando inúmeras perspectivas e caminhos a serem seguidos na direção da formação integral e investindo no potencial que cada um traz consigo, na intenção de se desenvolver, evoluir e transpor os seus limites, a fim de conquistar seus lugares na sociedade e vivenciar experiências longe de padrões adotados cultural e historicamente.

Os professores responsáveis por esta obra acreditam e lutam por uma escola inclusiva de qualidade inserida no contexto de uma educação integral, com práticas que envolvem a equidade e o respeito por toda a diversidade que é encontrada nos ambientes escolares.

Buscam além das técnicas, o envolvimento de toda a comunidade escolar, pessoas essenciais no percurso das propostas educacionais oferecidas nesse trabalho de quebra de barreiras e desenvolvimento integral dos estudantes.

O exemplar do livro pode ser adquirido de duas formas: pessoalmente na data e local de lançamento com os professores autores que assinarão os exemplares, ou por meio do site do projeto editorial responsável pela publicação. Um exemplar do livro ficará disponível na Biblioteca da SME para empréstimo ou consulta.

Confira a programação

17h – Acolhimento dos autores e convidados;

17h15 – Fala da Representante da Educação Especial da SME –  Mônica Leoni

17h20 – Fala do Representante da Editora – Danton Medrado

17h25 – Fala da Prefaciadora do livro – Shirley Maia

17h30 – Fala da organizadora do livro – Ana Paula Lima

17h35 – Fala de um representante dos autores

17h40 – Convite para o público participar do coffee e autografar livros

19h30 – Encerramento do evento

 A Biblioteca Pedagógica está localizada na Rua Dr. Diogo de Faria, 1.247, no bairro Vila Clementino, em São Paulo, SP. A entrada é Gratuita.

Para mais informações, ligue para: (11) 3396-0500 ou 3396-0501.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212