Notícias
Educadores da EMEF Mururés participam de palestra sobre diversidade étnico-racial
Projeto da unidade visa à valorização da cultura afro-brasileira e o combate ao racismo no ambiente escolar.
Publicado em: 09/01/2017 10h59 | Atualizado em: 30/11/2020No mês de março de 2015, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Mururés localizada no Jardim Helena, região leste da capital, promoveu um encontro dos professores que participam do horário coletivo com Sidnei Barreto Nogueira, Professor Linguista e Doutor em Semiótica do Discurso Racista pela Universidade de São Paulo (USP) e sacerdote do Candomblé.
Para os Coordenadores Pedagógicos da unidade Armando Alvino Ferreira Neto e Gisele Soto Avanzo, o evento é o pontapé inicial para essas discussões e não pode ficar só no papel. “Esse encontro de orientação pedagógica sobre diversidade étnico-racial busca garantir subsídios teóricos e metodológicos sobre a temática aos professores” afirmou Armando. “A informação abre possibilidades para o desenvolvimento do trabalho pedagógico com os alunos, desconstruindo estereótipos e, sobretudo, as discriminações que interferem negativamente na convivência escolar”, concluiu.
A ação formativa é parte do projeto da unidade “As relações étnico-raciais nos processos de ensino de Aprendizagem” que, segundo Armando, surgiu da necessidade de se estabelecer um diálogo a respeito dos assuntos ligados a Promoção da Igualdade Racial na Escola, a fim de se criar novas relações entre os alunos, suas identidades e empoderamento perante a autoestima e a representatividade negra, desconstruindo os preconceitos estabelecidos ao longo da formação sócio/cultural brasileira.
O desenvolvimento do projeto educacional da unidade que é jurisdicionada à Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel é respaldado pela Lei Federal 10.639/03 que trata da obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, além de ressaltar a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. “Durante todo o desenvolvimento do projeto daremos oportunidades aos professores para vivências que contribuam para a desmistificação da cultura negra como, por exemplo, a visita que fizemos ao Museu Afro-Brasil, no dia 6 de abril” disse Armando.
Para o professor Sidnei a formação docente colabora para o enfrentamento dos problemas. “Compreender e respeitar a diversidade constitui uma ação sinônima à ‘cultura de paz’. Compreender as diferenças e os supostamente diferentes contribui para a ausência de violência dentro e fora do ambiente escolar”, ponderou.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Penha
Junho Migrante: estudantes da EMEF Rosângela Rodrigues Vieira realizam leituraço e contação de histórias sobre migrações
Diretoria Regional de Educação Penha
Estudantes da EMEF Presidente João Pinheiro participam de atividade sobre a valorização do trabalhador e os direitos trabalhistas
Secretaria Municipal de Educação
SME promove a sua 11ª Jornada Pedagógica para profissionais da Educação Infantil Paulistana
Diretoria Regional de Educação Butantã
Classificação final para Analista de Educação Física dos CEUs é divulgada
Secretaria Municipal de Educação
CEU Barro Branco promove Semana da Diversidade
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Projeto “Alimentação Orgânica e Sustentabilidade” beneficia mais de 600 crianças de quatro CEIs da DRE Ipiranga
Relacionadas

Estudantes participam de concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira
Publicado em: 09/06/2025 6h11 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Estudantes participam de lançamento de livros na Câmara Municipal
Publicado em: 09/06/2025 4h10 - em Academia Estudantil de Letras

SME dá início ao Programa Aprimorando Saberes
Publicado em: 09/06/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas
Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação integra a 4ª Virada ODS
Publicado em: 06/06/2025 11h14 - em Secretaria Municipal de Educação