Notícias

Educadores da DRE Ipiranga participam de formação em jogos e brincadeiras indígenas

Curso acontecerá entre os dias 10 e 28 de junho

Publicado em: 16/06/2016 9h20 | Atualizado em: 30/11/2020
formacao_jogos_brincadeiras_indiginas_740_x_430.jpg

Acontece nas dependências da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga o curso optativo “O Jogo da Onça e outras brincadeiras indígenas”, ação formativa, desenvolvida pela Coordenadoria dos CEUs e da Educação Integral – COCEU, em parceria com a Coordenadoria Pedagógica – COPED, Núcleo de Educação Étnico-racial no qual educadores estão se apropriando, através da abordagem conceitual e de vivências, das brincadeiras que expressam a cosmovisão indígena.

O curso, que se insere no Programa de Educação em Relações Étnico-raciais e no Programa de Jogos de Tabuleiro da Rede Municipal de Ensino (RME) de São Paulo, visa oferecer aportes para uma prática pedagógica Intercultural, valorizando as matrizes formadoras da cultura brasileira.

Sobre o Jogo da onça – “Adugo” ou “Jogo da Onça”, é um jogo de tabuleiro praticado pelos povos indígenas; Bororo no Mato Grosso, Manchakeri no Acre e entre os Guaranis em São Paulo. O jogo consiste num tabuleiro desenhado na terra onde pedras e sementes são usadas como peças. É praticado entre dois jogadores. Um jogador fica com a Onça e o outro jogador fica com 14 cachorros. O objetivo de quem está com a Onça é capturar cinco cachorros. No entanto o objetivo de quem está com os cachorros é encurralar a Onça em sua toca. Vence o jogador que atingir esses objetivos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1º Festival de Cinema Estudantil de São Paulo celebra o protagonismo e a arte

1º Festival de Cinema Estudantil de São Paulo celebra o protagonismo e a arte

Publicado em: 02/09/2026 12h12 - em Secretaria Municipal de Educação

Jovem Guiomar

“Jovem Guiomar” faz curadoria de livros com recomendações para a 28ª Bienal Internacional

Publicado em: 02/09/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Fotografia com um cartaz colorido com carimboa das mãos de crianças e a palavra

Educação Bilíngue para Surdos completa 15 anos na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 01/09/2026 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

magem horizontal com fundo em tons de roxo e marrom, decorado com formas geométricas. À esquerda, há a ilustração colorida de um livro aberto com dois rostos estilizados nas páginas. À direita, em letras brancas, aparece o texto: “28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo”.
Tamanho Site

Imprensa Jovem é selecionado pelo segundo ano consecutivo para evento internacional da UNESCO

Publicado em: 01/09/2026 9h21 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.693