Notícias

Educadores da DRE Campo Limpo participam de formação em comemoração ao Mês da Consciência Negra

A partir do curso de formação “Reflexões sobre a Educação para as Relações Étnico Raciais e o Currículo da Cidade” inaugurou-se a programação do mês do orgulho negro na DRE Campo Limpo

Publicado em: 04/11/2019 17h24 | Atualizado em: 30/11/2020

Entre as atividades de comemoração ao Mês da Consciência Negra, os educadores da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo participaram de cursos de formação sobre o assunto, como “Reflexões sobre a Educação para as Relações Étnico-Raciais e o Currículo da Cidade”.

A formação buscou atender as necessidades do currículo, trabalhando a lei 10639/03, que garante o ensino da cultura afro-brasileira e africana nas escolas. Assim, perspectivas da História e cultura, diáspora africana, identidade, pluralidade étnico-racial e África contemporânea foram abordadas.

Por meio de diálogo, compartilhamento de práticas e trocas de vivências educacionais, os participantes deveriam desenvolver como atividade do curso uma experiência pedagógica na sua unidade de ensino pautada na educação para as relações étnico raciais na perspectiva do desenvolvimento das aprendizagens e, então, elaborar um relato escrito para o debate em grupo.

Com isso, os objetivos listados do curso foram articulados a partir do currículo da cidade, visando seu fortalecimento enquanto prática: seja por apontar para a efetivação das políticas públicas relacionadas ao tema por meio da formação, ou seja, trabalhar o reconhecimento do jovem educando e o entendimento das diferentes narrativas.

Imagem de uma sala de aula com pessoas sentadas e um homem no meio de pé.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Fab Lab Livre SP está com a agenda aberta a oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma Menina Pintando Com Tinta
Fotografia de jovens em frente ao computador.

CEU São Mateus vai receber campeonatos de Free Fire e EA Sports FC 24

Publicado em: 21/02/2024 10h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.426