Notícias

Educadores da DRE Campo Limpo participam de formação em comemoração ao Mês da Consciência Negra

A partir do curso de formação “Reflexões sobre a Educação para as Relações Étnico Raciais e o Currículo da Cidade” inaugurou-se a programação do mês do orgulho negro na DRE Campo Limpo

Publicado em: 04/11/2019 17h24 | Atualizado em: 30/11/2020

Entre as atividades de comemoração ao Mês da Consciência Negra, os educadores da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo participaram de cursos de formação sobre o assunto, como “Reflexões sobre a Educação para as Relações Étnico-Raciais e o Currículo da Cidade”.

A formação buscou atender as necessidades do currículo, trabalhando a lei 10639/03, que garante o ensino da cultura afro-brasileira e africana nas escolas. Assim, perspectivas da História e cultura, diáspora africana, identidade, pluralidade étnico-racial e África contemporânea foram abordadas.

Por meio de diálogo, compartilhamento de práticas e trocas de vivências educacionais, os participantes deveriam desenvolver como atividade do curso uma experiência pedagógica na sua unidade de ensino pautada na educação para as relações étnico raciais na perspectiva do desenvolvimento das aprendizagens e, então, elaborar um relato escrito para o debate em grupo.

Com isso, os objetivos listados do curso foram articulados a partir do currículo da cidade, visando seu fortalecimento enquanto prática: seja por apontar para a efetivação das políticas públicas relacionadas ao tema por meio da formação, ou seja, trabalhar o reconhecimento do jovem educando e o entendimento das diferentes narrativas.

Imagem de uma sala de aula com pessoas sentadas e um homem no meio de pé.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma senhora negra, ela usa óculos, sorri e segura um lápis escrevendo em uma folha. Ela usa blazer preto risca de giz e blusa grafite.

Prefeitura de São Paulo lança campanha para incentivar jovens e adultos a retomarem os estudos

Publicado em: 16/07/2026 6h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem da capa da Revista Imprensa Jovem.
Ilustração em tons de azul e verde com o título

Literatura Infantil em Libras: Curso de formação para educadores abre período de inscrições

Publicado em: 15/07/2026 5h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada Ceu Jaçanã

CEUs da Zona Norte recebem cursos gratuitos de qualificação profissional

Publicado em: 15/07/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

otografia mostra uma sala de aula vazia, com carteiras e cadeiras organizadas em fileiras. O ambiente é amplo, iluminado por grandes janelas laterais protegidas por grades, possui paredes em tom amarelo-claro, piso cinza e um armário branco ao fundo. Não há pessoas na imagem.

Prefeitura amplia parceria bem-sucedida do Liceu para três Escolas Municipais de Ensino Fundamental  

Publicado em: 15/07/2026 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.679