Notícias

Educadores da DRE Campo Limpo participam de formação em comemoração ao Mês da Consciência Negra

A partir do curso de formação “Reflexões sobre a Educação para as Relações Étnico Raciais e o Currículo da Cidade” inaugurou-se a programação do mês do orgulho negro na DRE Campo Limpo

Publicado em: 04/11/2019 17h24 | Atualizado em: 30/11/2020

Entre as atividades de comemoração ao Mês da Consciência Negra, os educadores da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo participaram de cursos de formação sobre o assunto, como “Reflexões sobre a Educação para as Relações Étnico-Raciais e o Currículo da Cidade”.

A formação buscou atender as necessidades do currículo, trabalhando a lei 10639/03, que garante o ensino da cultura afro-brasileira e africana nas escolas. Assim, perspectivas da História e cultura, diáspora africana, identidade, pluralidade étnico-racial e África contemporânea foram abordadas.

Por meio de diálogo, compartilhamento de práticas e trocas de vivências educacionais, os participantes deveriam desenvolver como atividade do curso uma experiência pedagógica na sua unidade de ensino pautada na educação para as relações étnico raciais na perspectiva do desenvolvimento das aprendizagens e, então, elaborar um relato escrito para o debate em grupo.

Com isso, os objetivos listados do curso foram articulados a partir do currículo da cidade, visando seu fortalecimento enquanto prática: seja por apontar para a efetivação das políticas públicas relacionadas ao tema por meio da formação, ou seja, trabalhar o reconhecimento do jovem educando e o entendimento das diferentes narrativas.

Imagem de uma sala de aula com pessoas sentadas e um homem no meio de pé.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
Folder com fundo laranja escrito

CEUs Casa Blanca e Vila Rubi organizam programações para o Dia da África

Publicado em: 22/05/2025 5h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Logo Mediacao De Conflito 1

SME promove VI Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos

Publicado em: 22/05/2025 12h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia panorâmica da plenária da Câmara Municipal de São Paulo com os jovens vereadores ocupando suas cadeiras.

Estudantes podem ser vereadores jovens por um dia na Câmara Municipal de São Paulo

Publicado em: 22/05/2025 12h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mão segurando um lápis sobre uma folha de respostas.

Inscrições abertas para o Vestibulinho das ETECs com 1.430 vagas em 31 CEUs da capital

Publicado em: 22/05/2025 12h12 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.519