Notícias

Educação terá notebooks em todas as escolas municipais no próximo ano letivo

Ao todo, 16,8 mil computadores serão distribuídos para os novos Laboratórios de Educação Digital

Publicado em: 27/12/2017 14h08 | Atualizado em: 04/05/2021
laptop_740_x_430.jpg

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo acaba de adquirir 16.830 notebooks para uso nas escolas da rede municipal já no início do próximo semestre. Os novos equipamentos fazem parte dos novos Laboratórios de Educação Digital (LEDs), que começam a ser implantados no próximo ano.

Todas as 561 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Médio (EMEFEM) e Bilíngues (EMEBs) receberão 30 computadores. Os equipamentos serão usadas nos LEDs para as aulas de Tecnologia do recém-lançado Currículo da Cidade, que já chega às salas de aula no início do ano letivo de 2018. Para isso, também serão entregues kits de robótica nas escolas.

As escolas receberão também computadores destinados a modernizar a estrutura administrativa das unidades. O investimento total para a compra dos notebooks é de R$ 40 milhões e inclui instalação, configuração e garantia.

Novo currículo

O novo Currículo da Cidade é o primeiro do país que traz aulas de programação e letramento digital a partir do 1º ano do Ensino Fundamental, englobando temas como ética nas redes e cultura maker.

O currículo chega à rede com material de apoio para as aulas e formação dos professores, inclusive dos cerca de 800 professores orientadores de informática educativa (POIEs), que atuam nas escolas municipais.

LED piloto inaugurado

A Secretaria vai implantar em todas as EMEFs os Laboratórios de Educação Digital (LEDs), orientados para o trabalho colaborativo, incluindo Robótica, Linguagem de Programação e Cultura Maker. O primeiro LED foi inaugurado em novembro no CEU Pêra Marmelo. A partir do piloto, será desenvolvido projeto para levar aos LEDs de todas as escolas de Ensino Fundamental. A compra dos notebooks já faz parte desta implantação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes da Imprensa Jovem realizando uma entrevista ao ar livre. Em primeiro plano, uma estudante segura um microfone próximo a outra estudante, que está de costas. Ao fundo, outro estudante registra a atividade com uma câmera fotográfica. Os jovens usam coletes laranja e azul, identificados como integrantes da Imprensa Jovem.

Imprensa Jovem faz cobertura da Bienal do Livro 

Publicado em: 04/09/2026 6h08 - em Educomunicação

Fotografia de um grupo de pessoas reunidas no palco de um auditório, posando para a foto. Ao fundo, um telão exibe a identidade visual do Programa EntreNós e o tema do encontro: “Clima e convivência: cuidando dos conflitos cotidianos nas UEs”, além dos logotipos das instituições participantes. Na parte frontal do palco, há equipamentos de som.

Programa EntreNós reúne diretores para discutir clima e convivência escolar 

Publicado em: 04/09/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Publicado em: 04/09/2026 1h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mulher negra, de cabelos longos e pretos, usando um vestido vermelho e sorrindo enquanto segura, com as duas mãos, a honraria recebida pelo Prêmio Intelectualidade Amefricana. Ao fundo, aparecem bandeiras de diferentes países e uma bandeira azul.

Pesquisa rende Prêmio Intelectualidade Amefricana a diretora da Rede Municipal 

Publicado em: 04/09/2026 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um auditório repleto de pessoas assistindo a uma palestra com 4 pessoas no palco e um telõa com 3 fotografias de pessoas do lado esquerdo.

SME realiza Jornada de Educação Bilíngue de Surdos

Publicado em: 04/09/2026 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.696