Notícias

Educação promove debate sobre a atualização do currículo e a Base Nacional Comum Curricular

Evento contou com aproximadamente 800 participantes

Publicado em: 04/05/2017 15h54 | Atualizado em: 30/11/2020

educacao_promove_debate_sobre_atualizacao_curriculo_base_nacional_740_x_430.jpg

A Coordenadoria Pedagógica (COPED) da Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu na manhã desta sexta, 3 de março, o evento “Mesa Redonda: Atualização do Currículo da Cidade de São Paulo e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”. O encontro aconteceu no Auditório da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), em Santana, e contou com aproximadamente 800 participantes.

O evento abre formalmente um amplo debate, que acontecerá primeiramente no Ensino Fundamental, sobre a elaboração e a adequação de um currículo que oportunize avanços na qualidade da educação na Rede Municipal de Ensino (RME) da cidade de São Paulo.

A fomentação dos trabalhos da mesa aconteceu com a participação da Professora Dra. Kátia Stocco Smole, participante do Movimento pela Base Nacional Comum, que colaborou abordando o tema “A estrutura e importância da BNCC para o Brasil”, da Professora Dra. Célia Maria Carolino Pires, que discutiu “A Importância de um Currículo para a cidade de São Paulo” e da especialista Anna Penido, que falou sobre “Desenvolvimento Integral e Letramento Digital”. Após as palestras, os educadores presentes puderam fazer perguntas aos componentes da mesa.

“Nossa proposta é trabalhar para garantir a equidade entre as escolas. Todas as nossas ações vão nessa direção. E o currículo é uma das peças fundamentais para garantir essa equidade”, afirmou o Secretário Municipal de Educação Alexandre Schneider.

“Os estudos e dados demonstram que nós temos imensa desigualdade entre as escolas, e isso se reflete nas aprendizagens dos alunos. Tendo em vista esta situação, todos os esforços da Secretaria estão voltados para a promoção da equidade, para a redução dessa desigualdade entre as escolas”, explicou Leila Oliva, Coordenadora da COPED. “Para isso, nós trabalharemos fundados em três eixos: formação de todos os educadores das unidades escolares, o acompanhamento e avaliação da aprendizagem e a atualização do nosso currículo”, concluiu Leila.

“A Secretaria Municipal de Educação está organizando canais de comunicação para ouvir pais, responsáveis, estudantes, professores e gestores. Tudo está sendo construído para valorizar o trabalho daqueles que fazem a educação deste município”, disse Wagner Palanch, diretor do Núcleo Técnico de Currículo da SME. “Estas contribuições serão acolhidas, discutidas e sistematizadas pelos grupos de trabalho (GT) formados por professores da rede que representam seus pares neste processo de debate para a atualização do currículo da cidade de São Paulo”, completou Wagner.

Também estiveram presentes no evento o Secretário Municipal Adjunto de Educação, Daniel Funcia de Bonis, a Chefe de Gabinete da SME, Fatima Thimoteo, a Diretora da Divisão de Ensino Fundamental (DIEFEM), Minéa Paschoaleto Fratelli, os Diretores Regionais de Educação, Supervisores Escolares e representantes das Diretorias Pedagógicas (DIPED), além de Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de várias estudantes do movimento
Obras Ceu Cidade Ademar

Prefeito Ricardo Nunes vistoria obras de construção do CEU Cidade Ademar

Publicado em: 07/03/2024 7h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Notícias Site

Tenda ‘Mulheres na Educação’ é montada na Praça das Artes

Publicado em: 07/03/2024 6h33 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte com uma silhueta feminina na lateral esquerda. No centro se lê

SME celebra o Dia da Mulher com programação gratuita focada na inserção feminina nos esportes

Publicado em: 06/03/2024 10h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de três estudantes do Ensino Médio da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Derville Allegretti. As três estudantes estão sentadas em frente a mesas na sala de aula. A menina que está em primeiro plano olha para o computador e está com a mão no touchpad. As outras duas escrevem em seus cadernos.
1 49 50 51 52 53 1.479