Notícias

Educação para o Desenvolvimento Sustentável no currículo da Rede Municipal de Ensino

Evento realizado no Teatro João Caetano apresentou o projeto de EDS no novo currículo da RME

Publicado em: 28/02/2018 12h29 | Atualizado em: 30/11/2020

eds_740_x_430.jpg

Foi realizado na tarde da terça, 15 de agosto, no Teatro João Caetano, o lançamento do projeto de inserção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) no novo currículo da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME), iniciativa desenvolvida por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil.

Compuseram a mesa de abertura o Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, a Diretora do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Renata Rozendo Maranhão, o Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Gilberto Natalini, e a Diretora da Área Programática da UNESCO no Brasil, Marlova Diovitcheloviti Noleto.

“A cidade de São Paulo será pioneira na inclusão de objetivos de aprendizagem alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU”, disse o Secretário Alexandre Schneider. A Diretora do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Renata Maranhão, abordou a importância de educar as novas gerações para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, conjunto de metas que os Estados-membros das Nações Unidas se comprometeram a cumprir até 2030.

Após a fala inicial dos convidados, foi chamada ao palco a Coordenadora dos setores de Educação e Cultura da UNESCO no Brasil, Maria Rebeca Otero Gomes, para a apresentação do projeto de EDS no novo currículo da RME. Foram abordados os principais objetivos do programa, as etapas de implantação e a publicação Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem. A publicação é uma tradução de edição produzida pela UNESCO como material de apoio para os professores e gestores da educação. O objetivo é oferecer um guia para profissionais do ensino sobre o uso da Educação para o Desenvolvimento Sustentável na aprendizagem sobre os ODS e, consequentemente, contribuir para a sua realização.

Dando continuidade ao evento, a oficial de projeto da UNESCO no Brasil, Mariana Alcalay, apresentou a versão em português do Curso Online Introdutório sobre Mudança Climática, fruto de parceria entre o governo brasileiro, UNESCO no Brasil e UN CC:Learn, projeto que envolve mais de 35 agências das Nações Unidas e oferece cursos online sobre mudança climática. O curso é gratuito e oferece informações claras, concisas e atualizadas para quem quer conhecer melhor o assunto. Mais de 10 mil pessoas, de vários continentes, já fizeram o curso, que está disponível em cinco línguas.

A apresentação foi finalizada com a exibição dos vídeos didáticos que apresentam os ODS para crianças. Os vídeos foram desenvolvidos pela UNESCO no Brasil em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Acompanharam a apresentação representantes da SME, da UNESCO no Brasil, do MMA, do MEC e Diretores das Diretorias Regionais de Educação da SME. A ideia é que os Diretores sejam multiplicadores das informações do evento nas escolas de suas regionais, incentivando a capacitação dos professores no que se refere à EDS e com a exibição dos vídeos para os alunos.

Imprensa Jovem – O evento contou com a cobertura jornalística das equipes de Imprensa Jovem da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Mário Fittipaldi e da EMEF Francisco Rebolo.

Galeria – Clique aqui e veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia da Secretária Executiva Pedagógica participando de painel educacional na Bett Brasil 2025

Secretária Executiva de SP prioriza legado educacional na gestão pública

Publicado em: 29/04/2025 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com a vista do palco de um auditório, no palco um grupo de mulheres sorri, ao fundo o auditório está também cheio de mulheres

Mães Guardiãs participam de formação sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)

Publicado em: 29/04/2025 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com um repórter de TV segurando um microfone da TV Globo, abaixo um letreiro escrito

10 anos do CEU Heliópolis: Comemoração é destaque na TV Globo

Publicado em: 28/04/2025 2h49 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Meninas Com Livro Nas Mãos
Fotografia mostra pessoas adultas dentro de uma piscina durante aula de hidroginástica no CEU Heliópolis.

SME abre chamamento público para parcerias em atividades de cultura e esporte nos novos CEUs

Publicado em: 28/04/2025 11h03 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.512