Notícias

Educação para as relações étnico-raciais e de gênero são foco da VIII Jornada Pedagógica

Após dois meses de reflexões coletivas e territorializadas, Unidades de Educação Infantil apresentam seus estudos e práticas

Publicado em: 24/11/2022 8h56 | Atualizado em: 24/11/2022
Fotografia de uma criança brincando no chão com cartas e carrinhos. Segue com o textoVIII Jornada Pedagógica - um olha para as relações étnico-raciais e de gênero na infância

No dia 25 de novembro, cerca de 60 mil educadoras e educadores que atuam em unidades de Educação Infantil no município de São Paulo participam da VIII Jornada Pedagógica da Educação Infantil. Nesta edição, a iniciativa dialoga práticas voltadas à educação para as relações étnico- raciais, de gênero e as atividades serão programadas pelos microterritórios formados por unidades próximas geograficamente.

Organizada pela Divisão de Educação Infantil (DIEI) da Coordenadoria Pedagógica (COPED) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, a ideia é que unidades próximas, a partir de perguntas disparadoras, compartilhem suas potências e reconheçam suas fragilidades relacionadas às discussões propostas. Dessa forma, se articulem para pensar em demandas formativas para o território e planejem ações conjuntas que subsidiem suas práticas, sempre dialogando com o Currículo da Cidade e os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana e a documentação pedagógica.

O foco desta formação é construir uma educação de qualidade para bebês e crianças, afirmando que é necessário construir relações e práticas equitativas, que não reproduzam machismo, racismo e xenofobia, de modo que todos tenham seus direitos ao cuidado e educação garantidos. 

Acesse o material com referências teóricas e indicações formativas preparado pela DIEI.

 

Um trabalho territorializado e construído coletivamente

A Divisão de Educação (DIEI) Infantil disponibilizou textos, vídeos, artigos e podcasts para subsidiar as reflexões coletivas e individuais dos educadores. Durante dois meses, as unidades leram, refletiram, assistiram lives formativas, repensaram as suas práticas e promoveram novas ações pedagógicas. A Jornada Pedagógica da Educação Infantil será, agora, a culminância das reflexões e alinhamentos. Em cada território serão apresentados exposições de práticas das U.E.s, oficinas, apresentações culturais e rodas de conversa.

Compartilhe sua jornada – faça posts nas redes sociais com cenas da sua Jornada Pedagógica e marque o perfil @educaprefsp, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. As publicações feitas neste dia serão compartilhadas nos canais oficiais da SME.  

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem colorida do mural com a ginsasta Rebeca Andrade que será inaugurado no CEU Butantã.

Mural gigante em homenagem a Rebeca Andrade é a nova atração do CEU Butantã

Publicado em: 01/12/2025 5h04 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

professora em sala de aula

Prefeitura autoriza convocação de 213 novos professores para a Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 29/11/2025 10h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Na imagem, uma estudante da Imprensa Jovem aparece em primeiro plano, de costas, vestindo um colete laranja com a identificação do programa. À frente dela, no palco, a secretária excutiva pedagógica, Maria Silvia Bacila, segura um microfone e fala ao público. Ao fundo, um telão exibe o título “Aprender e ensinar nas Adolescências

SME realiza II Fórum Ampliado do Grupo de Trabalho “Aprender e Ensinar nas Adolescências”

Publicado em: 28/11/2025 6h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma área externa com um redário.

EMEI Machado de Assis inaugura redário para momentos de leitura e relaxamento

Publicado em: 28/11/2025 12h00 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Uma criança andando sobre um banco longo de madeira com a auxilio de uma amigo e uma amiga que seguram suas mão no projeto.

EMEI CEU Rosa da China promove vivência de “Quintal do Brincar”

Publicado em: 28/11/2025 11h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

1 2 3 4 5 1.608