Notícias

Educação municipal participa do maior evento de tecnologia do país

Evento possibilitou aos estudantes e educadores a realização de entrevistas, palestras e cobertura nas redes sociais

Publicado em: 20/02/2019 15h52 | Atualizado em: 30/11/2020

campus_pos_740x430.jpg

Entre os dias 13 e 16 de fevereiro, educadores e cerca de 130 estudantes de 18 equipes da Imprensa Jovem da Rede Municipal de Ensino realizaram a cobertura jornalística da 12ª edição da Campus Party Brasil, o maior evento de tecnologia do país.

O Programa Imprensa Jovem marca presença na Campus Party desde a sua primeira edição, realizada em 2008. A proposta deste ano foi utilizar os recursos da tecnologia móvel, como celular e tablets, para realizar a cobertura jornalística do evento pela rede social Instagram e, posteriormente, a produção de matérias para publicação no portal da Secretaria Municipal de Educação (SME) e divulgação nas mídias sociais.

As produções dos estudantes foram divulgadas em tempo real na conta da rede social Instagram Imprensa Jovem, criada para facilitar o acesso às publicações e possibilitar o reconhecimento das ações protagonizadas pelos estudantes educomunicadores.

Cada equipe teve autonomia para pesquisar e selecionar a sua própria pauta de cobertura, baseada na programação oficial do evento.

Dentre as entrevistas realizadas na Campus Party, os estudantes conversaram com o Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia da cidade de São Paulo, Daniel Annenberg, o vereador Eduardo Suplicy, a Professora de Informática da Rede Municipal Ensino e Finalista do Prêmio Global Teacher Prize, Débora Garofalo, e dois campuseiros ex-alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jairo de Almeida.

O estudante do 6º ano da EMEF Prof. Roberto Mange, Miguel da Silva, comentou sobre a sua participação no evento.
“Eu só consegui viver tudo isso na Campus Party por causa da Imprensa Jovem. Se valeu? Foi a melhor experiência da minha vida!”, afirmou Miguel.

A Professora Débora Garofalo também falou sobre estar na programação da Campus Party.
“Uma alegria ter a possibilidade de palestrar na Campus Party para conversar sobre Educação e dialogar a respeito da aprendizagem criativa e da robótica com sucata na escola pública”, relatou Débora.

O Coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME), Carlos Lima, coordenou as ações das equipes de Imprensa Jovem no evento e realizou uma palestra, no palco Educação do Futuro, sobre a temática “Como criar uma agência de notícias na escola”.

“A participação na Campus é sempre uma oportunidade dos estudantes exercerem e aprimorarem o papel de aluno repórter por meio da produção de matérias jornalísticas”, observou Carlos.

A Professora e Assessora Técnica do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem, Tânia Tadeu, apresentou no palco principal do evento as principais ações de tecnologia realizadas na educação paulistana, em especial a utilização dos Fablabs. A educadora mostrou a importância e os resultados da introdução da tecnologia e da “Cultura Maker” no desenvolvimento dos estudantes e das escolas.

Segundo a Professora Elaine, responsável pela equipe da Imprensa Jovem da EMEF Jairo de Almeida, a Campus Party é um momento único na vida dos estudantes. “Temos alunos da escola que participaram do projeto e hoje participam como campuseiros. Eu participo desde a primeira edição e a cada ano é um novo aprendizado”, comentou Elaine.

Para o estudante Yan Carlos, do 7º ano, da EMEF Professor Roberto Mange, a Campus Party foi a realização de um sonho. “É impossível ver tudo, mas o que mais gostei foi dos jogos. Aprendi que assim como consegui chegar à Campus Party, eu também posso alcançar outros sonhos”, disse Yan.

Confira as escolas participantes.

Veja as fotos e vídeos realizados pelos estudantes durante a cobertura do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ensino Médio Foto

Ensino Médio na Rede Municipal de São Paulo está com inscrições abertas

Publicado em: 12/08/2022 5h47 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora com crianças de educação Infantil
Ilustração com retrato de Marina Colasant

Marina Colasanti será homenageada pela Academia Estudantil de Letras

Publicado em: 12/08/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner de divulgação do V Seminário Agosto Indígena - 2022 - Indígenas na cidade, São Paulo Terra Indígena. Fotografia estilizada de crianças indígenas brincando em uma árvore. Ao fundo, imagem estilizada de pontos turísticos da cidade de São Paulo.

SME promove seminário ‘Agosto Indígena’ no Theatro Municipal de SP nesta segunda (15)

Publicado em: 11/08/2022 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Quatro estudantes estão sentadas em suas carteiras, há um livro na frente deles. Uma menina aparece à frente da fotografia, os outros estão desfocados mais ao fundo.

Dia do Estudante: Veja sete curiosidades da Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/08/2022 1h23 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.262