Notícias

Educação étnico-racial na EMEF do CEU Butantã

Bate –papo teve como tema Afro-religiosidade e Educação

Publicado em: 16/11/2017 13h34 | Atualizado em: 30/11/2020

Educacao_etnico_racia_740_x_430.jpg

No sábado, 21 de outubro, durante a reunião pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) do Centro Educacional Unificado (CEU) BUTANTÃ, ocorreu a primeira roda de conversa sobre Afro-religiosidade e Educação que contou com a participação da Iyalorixá (sacerdotisa de candomblé) Ominodô de Ologunedé, nome religioso da Auxiliar Técnico de Educação (ATE) Nádia Souza que conversou com os professores, equipes de apoio e gestão sobre o tema: “Como fazer para que desmistifiquemos o tabu da Religiosidade Afro Centrada na Educação?”.

Embasada nas Leis Nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação e Nº 11.645/08, que regulamenta a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena em todos os níveis de ensino, a Iyalorixá, que também é formada em História, falou sobre as Tradições de Matrizes Africanas e as possibilidades de aprendizado e respeito por uma Educação para a tolerância.

Fora abordadas questões como: “Por que as religiões de matrizes africanas são tão perseguidas?” “Por que as roupas e o jeito de vestir incomodam tanto?” provocando no grupo a reflexão de que as garantias previstas por lei infelizmente são mascaradas, reforçando a realidade de uma estrutura racista. Em sua fala Ominodô enfatizou que descolonizar o currículo é também dar voz às culturas não hegemônicas e o respeito também é um direito de aprendizagem dos alunos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Sme Na Virada Ods

 Secretaria Municipal de Educação participa da 4ª Virada ODS

Publicado em: 06/06/2025 11h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Cronograma Programa Aprimorando Saberes

Conheça o Programa de Desenvolvimento Profissional de Gestores Escolares

Publicado em: 05/06/2025 8h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Mosaico de fotografia com diferentes momentos dos encontros feitos pela SME com diretores de escola e DREs

Secretaria cumpre rodada de reunião com cada um dos 25 diretores

Publicado em: 04/06/2025 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de jovens repórteres. Equipes faraão a cobertura da Virada ODS.

Mais de 600 jovens repórteres do programa Imprensa Jovem farão cobertura da 4ª Virada ODS

Publicado em: 03/06/2025 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.524