Notícias

“Educação em direitos humanos: projeto Respeitar é Preciso!” no CEU Quinta do Sol

Seminário promove reflexão e articulação da Comissão de Mediação de Conflitos nas escolas

Publicado em: 22/08/2018 17h44 | Atualizado em: 30/11/2020
seminarios_regionais_drepenha_740x430.jpg

O seminário “Educação em direitos humanos: projeto Respeitar é Preciso!”, que aconteceu no dia 15 de agosto, no Centro Educacional Unificado (CEU) Quinta do Sol, promoveu a integração entre as Diretorias Regionais de Educação (DREs) Itaquera, Penha e São Miguel, que articularam coletivamente junto à Secretaria Municipal de Educação na construção do evento.

Aproximadamente 280 pessoas compareceram ao evento. O público foi recepcionado pela Academia Estudantil de Letras (AEL) Cora Coralina, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Luis Washington Vita (DRE Penha), com uma apresentação que reforçou a importância dos Direitos Humanos e do Estatuto da Criança e do Adolescente na formação integral do aluno.

A abertura do evento contou com a participação das Diretoras Regionais, Luci Batista Costa Soares de Miranda (DRE Penha), Márcia Marques de Sousa (DRE Itaquera), Maria Aparecida de Sousa (DRE São Miguel) e Tatiane Cristina Pereira (Coordenadoria dos CEUs e da Educação Integral – COCEU – SME), e dos Diretores de DICEU Fábio Luiz Villani (DRE Penha), Maria de Fátima de Brum Cavalheiro (DRE Itaquera) e Valdésio Luis Ferro (DRE São Miguel). Todas as Diretoras Regionais, em suas falas, conscientizaram presentes sobre a importância desse momento para as escolas, de debate sobre a pauta dos Direitos Humanos como subsídio no tratamento da Mediação de Conflitos.

A palestrante Nanci Fonseca Gomes, Doutora em Psicologia pela USP, autora de tese sobre o comportamento ético e a moralidade no contexto do trabalho, abordou o tema “Conflitos do Mediador na promoção dos Direitos” e norteou a reflexão dos membros da Comissão em relação a valores, princípios e ética.

Após os relatos das escolas, Celinha do Nascimento, mestre em literatura, pesquisadora e assessora em educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog, realizou o fechamento das palestras e uma introdução às oficinas de Psicodrama/Direito ao diálogo, Mapeamento/Direito ao Território, Jogos Cooperativos/Direito ao Brincar, Roda de danças/Direito ao Corpo, Mancala/Direito à Cultura; Mídias/Direito a Informação e Direito à Cidade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
1 2 3 1.299