Notícias

Duas escolas municipais são vencedoras no Festival Afro Minuto

Cerimônia de premiação ocorrerou nesta sexta (17), na sede da Universidade Zumbi dos Palmares

Publicado em: 23/11/2023 9h57 | Atualizado em: 12/12/2023
fotografia de 3 estudantes sendo premiadas no Flinksampa 2023

Projetos audiovisuais do Centro de Educação Infantil (CEI) Cidade Tiradentes e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Campo Limpo III estão entre as premiadas da edição de 2023 do Festival Afro Minuto – FlinkSampa”. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 17 de novembro, na sede da Universidade Zumbi dos Palmares. 

Neste ano, a inspiração para as produções foi a vida e carreira da jornalista Glória Maria, suas duas filhas estiveram presentes na cerimônia. O concurso tem como finalidade estimular estudantes das redes pública e particular a promoverem o reconhecimento, valorização e respeito à diversidade étnico-racial brasileira, cultura afro-brasileira e africana a partir de produções audiovisuais. 

Mais de 400 vídeos produzidos por estudantes da rede municipal que participam do Programa Imprensa Jovem foram recebidos pela organização do Festival. A produção das unidades foi fomentada pelo Núcleo de Educomunicação da SME, que promoveu formação para educadores da Rede Municipal de Educação. 

O CEI Cidades Tiradentes recebeu premiação pelo vídeo “Gloria Maria: Primeira Repórter Negra da TV Brasileira”. Ele teve a participação da estudante Maria Estela Ferreira Bernardino, de 4 anos, matriculada no Minigrupo II – C. A atividade Lucimar de Camargo dos Santos como professora responsável. 

Já na categoria Ensino Fundamental – Anos Finais (6° ao 9° ano), a EMEF Campo Limpo III conquistou o reconhecimento com o vídeo: “Uma Mulher…” Ele contou com a participação das estudantes Beatriz Real de Oliveira Silva (14 anos), Ludymilla Cruz de Oliveira (13 anos) e Maria Eduarda Almeida Silva (14 Anos). O trabalho contou com a orientação da professora Joelma Rodrigues Mesquita.

Durante o evento, jovens jornalistas participantes da Imprensa Jovem fizeram a cobertura e tiveram a oportunidade de entrevistar as filhas da jornalista Glória Maria e estudantes que tiveram projetos premiados.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.427