Notícias
Duas escolas municipais são vencedoras no Festival Afro Minuto
Cerimônia de premiação ocorrerou nesta sexta (17), na sede da Universidade Zumbi dos Palmares
Publicado em: 23/11/2023 9h57 | Atualizado em: 12/12/2023
Projetos audiovisuais do Centro de Educação Infantil (CEI) Cidade Tiradentes e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Campo Limpo III estão entre as premiadas da edição de 2023 do Festival Afro Minuto – FlinkSampa”. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 17 de novembro, na sede da Universidade Zumbi dos Palmares.
Neste ano, a inspiração para as produções foi a vida e carreira da jornalista Glória Maria, suas duas filhas estiveram presentes na cerimônia. O concurso tem como finalidade estimular estudantes das redes pública e particular a promoverem o reconhecimento, valorização e respeito à diversidade étnico-racial brasileira, cultura afro-brasileira e africana a partir de produções audiovisuais.
Mais de 400 vídeos produzidos por estudantes da rede municipal que participam do Programa Imprensa Jovem foram recebidos pela organização do Festival. A produção das unidades foi fomentada pelo Núcleo de Educomunicação da SME, que promoveu formação para educadores da Rede Municipal de Educação.
O CEI Cidades Tiradentes recebeu premiação pelo vídeo “Gloria Maria: Primeira Repórter Negra da TV Brasileira”. Ele teve a participação da estudante Maria Estela Ferreira Bernardino, de 4 anos, matriculada no Minigrupo II – C. A atividade Lucimar de Camargo dos Santos como professora responsável.
Já na categoria Ensino Fundamental – Anos Finais (6° ao 9° ano), a EMEF Campo Limpo III conquistou o reconhecimento com o vídeo: “Uma Mulher…” Ele contou com a participação das estudantes Beatriz Real de Oliveira Silva (14 anos), Ludymilla Cruz de Oliveira (13 anos) e Maria Eduarda Almeida Silva (14 Anos). O trabalho contou com a orientação da professora Joelma Rodrigues Mesquita.
Durante o evento, jovens jornalistas participantes da Imprensa Jovem fizeram a cobertura e tiveram a oportunidade de entrevistar as filhas da jornalista Glória Maria e estudantes que tiveram projetos premiados.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Estudantes da EMEF Marechal Mascarenhas exploram São Paulo em aulas expandidas de história, arte e cultura
Diretoria Regional de Educação Butantã
Segunda edição do “Café com o Prefeito” reúne comunidade escolar para dialogar sobre avaliações e resultados educacionais
Diretoria Regional de Educação Penha
CEU Quinta do Sol recebe a 7ª edição do Educapenha
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
EMEI Machado de Assis celebra 50 anos de história e afeto com a comunidade da Vila Santa Catarina
Secretaria Municipal de Educação
Concerto na Quebrada chega a 7 CEUs com programação gratuita até dezembro
Diretoria Regional de Educação São Miguel
EMEF Senador Lino de Mattos realiza projeto “Setembro Amarelo: Caminhada pela Vida” para conscientização sobre saúde mental
Relacionadas

Estudantes da EMEF Marechal Mascarenhas exploram São Paulo em aulas expandidas de história, arte e cultura
Publicado em: 01/10/2025 7h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Segunda edição do “Café com o Prefeito” reúne comunidade escolar para dialogar sobre avaliações e resultados educacionais
Publicado em: 30/09/2025 6h24 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

CEU Quinta do Sol recebe a 7ª edição do Educapenha
Publicado em: 30/09/2025 4h53 - em Diretoria Regional de Educação Penha

EMEI Machado de Assis celebra 50 anos de história e afeto com a comunidade da Vila Santa Catarina
Publicado em: 30/09/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Concerto na Quebrada chega a 7 CEUs com programação gratuita até dezembro
Publicado em: 29/09/2025 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação